Repositório Institucional da UNISO
 

Cursos seqüenciais: uma análise interpretativa à luz da Síndrome de Peter Pan

dc.contributor.advisorSoares, Maria Lúcia de Amorim
dc.contributor.authorCordeiro, José Maurício Dell'Osso
dc.date.accessioned2023-05-09T20:47:08Z
dc.date.available2023-05-09T20:47:08Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractA interpretação dos Cursos Seqüenciais, baseada na questão da Síndrome de Peter Pan - SPP - é o objeto do presente estudo. Faz-se necessário, primeiramente, o entendimento do que são Cursos Seqüenciais, estabelecendo suas relações com a história da educação no Brasil, suas origens e objetivos. Em seguida, faz-se a discussão sobre a questão: os Cursos Seqüenciais espelham a vida ficcional do personagem Peter Pan, facilitando uma possível identificação com a condição do que seja a SPP? A existência de um método interpretativo centrado sobre residuos que possam revelar realidades mais profundas, que de outra forma seriam inatingíveis, conduziu a pesquisa na busca de "pistas", como uma proposta de identificação de correlação com os chamados "sintomas" da SPP. A análise caminha na tentativa de comparar uma situação social, organizacional, em que os parâmetros são de variáveis de grupo, coesão e outros, em confronto com uma condição individual de síndrome em que a psicologia faz uma análise de forma clínica, introspectiva. A quantidade de semelhanças encontrada provoca uma discussão pedagógica que possibilita pensar outras hipóteses para a compreensão de alguns problemas educacionais brasileiros. A partir dessa discussão, é possível afirmar que podem existir novos caminhos, ou mesmo outras alternativas de atuação, para que os Cursos Seqüenciais não continuem em uma situação "infantilizada".por
dc.description.abstractThe object of the present study is the interpretation of the Sequential Courses, based on the issue of The Peter Pan Syndrome - PPS. Firstly it is necessary to understand what Sequential Courses are, establishing their relationships with the history of education in Brazil, their origins and objectives. Then it was suggested a discussion about the question: do the Sequential Courses reflect Peter Pan's fictional life as a character, making it easier to find a possible identification with the PPS condition? The existence of an interpretative method focused on residues which can reveal deeper realities, otherwise inaccessible, has led the research to search for "clues", as a proposal of correlation identification with the so-called symptoms of the PPS. The analysis moves in an attempt to compare an organizational, social situation where the parameters are of group variables, cohesion and others, in contrast to an individual condition of syndrome in which psychology makes the analysis in an introspective, clinical way. The amount of found similarities causes a pedagogical discussion that allows one to think about other hypotheses for the understanding of some Brazilian educational problems. Starting from this discussion, it is possible to state that there might be new ways, or even alternative courses of action, so that the Sequential Courses will not continue in a "childlike" situation.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/203
dc.subjectEnsino superior - Brasil
dc.subjectCursos seqüenciais
dc.subjectCursos seqüenciais - Universidade de Sorocaba - Sorocaba (SP)
dc.titleCursos seqüenciais: uma análise interpretativa à luz da Síndrome de Peter Pan
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
47504.pdf
Tamanho:
499.36 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format