Escola de Pais: um desafio para formação de professores
dc.contributor.advisor | Pimenta, Maria Alzira | |
dc.contributor.author | Hoffmann, Verônica Martins | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:57:24Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:57:24Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A Escola de Pais, objeto desta pesquisa, inserida na linha de pesquisa em Educação Superior, é aqui pensada na perspectiva da relação família-escola. A Escola de Pais surgiu de dificuldades identificadas em pais e responsáveis, quanto a orientação da conduta de seus filhos, sob o ponto de vista de educar com base em valores sociais, definir limites e garantir que fossem respeitados. Esta pesquisa situa-se na interface entre psicologia e educação, além de tratar de situações advindas de múltiplas questões sociais, culturais, econômicas e políticas. Justifica-se por construir subsídios para formação de professores que atuarão na educação infantil e no ensino fundamental, com atenção àquelas questões. O objetivo geral da pesquisa foi apontar um conhecimento, a partir do trabalho realizado, sobre como professores podem atuar na Escola de Pais. Para tanto, buscou-se identificar as competências, habilidades e atitudes de que os professores precisam para atuar na Escola de Pais, considerando a escuta sensível, a comunicação e a argumentação. O conhecimento apontado nesta pesquisa, observado nas vivências da Escola de Pais, pode fazer parte do conteúdo a ser estudado nos cursos de formação de professores: licenciaturas em geral e, mais especialmente, Pedagogia. O desenho metodológico compreendeu a pesquisa-ação, utilizou-se a pesquisa qualitativa, a técnica de Grupos Operativos, autoscopia, avaliação de programa e coleta de dados. Os resultados e conclusões apontam para as formas de se inserir a discussão sobre Escola de Pais nos cursos de formação de professores. Considera-se que os cursos de formação necessitam atender às demandas por práticas pedagógicas e professores que respondam a uma conjuntura dinâmica e bastante específica, que envolve as novas configurações familiares; as relações de gênero; os modos de viver e de trabalhar; e as relações interpessoais. | pt |
dc.description.abstract | Parenting Education, object of this research, inserted in the line of research in Higher Education, is here thought through the perspective of the family-chool relation. Parenting Education emerged from difficulties identified in parents and guardians to the orientation of the behavior of minors, from the point of view of developing an education based on social values, setting limits and ensuring that they are respected. This research is located at the interface between psychology and education, as well as dealing with situations arising from multiple social, cultural, economic and political issues. It is justified through the construction of subsidies for the training of teachers who will work in kindergarten and elementary education, with attention to those questions. The general objective of the research was to point out a knowledge, acquired from the accomplished task, about how teachers can work on Parenting Education. To do so, we sought to identify the skills, abilities and attitudes that teachers need to act in Parenting Education, considering sensitive listening, communication and argumentation. The knowledge pointed out in this research, observed in the experiences gathered from the performed Parenting Education program, can be part of the content to be studied in the teacher training courses: bachelor’s degree in general and, more specifically, Pedagogy. The methodological design of this study enveloped action research, using qualitative research, the technique of Operative Groups, autoscopy, program evaluation and data collection. The results and conclusions point to ways of inserting the discussion about Parenting Education in teachers’ training courses. It is considered that the training courses need to meet the demands for pedagogical practices, and teachers that respond to a dynamic and quite specific environment, which involves new family configurations; gender relations; the ways of living and working; and interpersonal relationships. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/831 | |
dc.subject | Professores - Formação | |
dc.subject | Psicologia educacional | |
dc.subject | Educação - Participação dos pais | |
dc.subject | Educação para a vida familiar | |
dc.title | Escola de Pais: um desafio para formação de professores | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1