Repositório Institucional da UNISO
 

O problema da escala no ensino da geografia

dc.contributor.advisorSoares, Maria Lúcia de Amorim
dc.contributor.authorGirão, Ana Paula Dias
dc.date.accessioned2023-05-09T20:50:22Z
dc.date.available2023-05-09T20:50:22Z
dc.date.issued1998
dc.description.abstractEste trabalho consiste numa verificação da aprendizagem das escalas geográficas em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida com o propósito de averiguar a hipótese: professor de Geografia sabe escala geográfica. O processo de pesquisa evoluiu e foi definido em função da seguinte questão: "aluno do 4° ano do curso de Geografia enquanto professor da rede estadual/particular sabe escala geográfica? A dissertação foi dividida em três capítulos assim subsumidos: primeiro caracteriza-se por ser um introdutório ao tema proposto, dissecando a escala geográfica e a escala cartográfica; já o segundo capítulo constitui-se num preparatório pedagógico para a análise do estudo de caso em questão, ou seja, um capítulo-ponte entre os capítulos I e III, relacionando a fundamentação teórica aos aspectos relevantes do ensino da Geografia com base nas escalas geográficas, através de geógrafos como: Iná Elias de Castro, Milton Santos, Rogério Haesbaert, Fernand Joly. Fanny Davidovich, Yves Lacoste e Neil Smith; o capítulo três trata das acepções-concepções do aluno-professor do 4° ano do curso de Geografia da Universidade de Sorocaba-1998. ou seja, como o aluno-professor entende e trabalha as escalas geográficas em sala de aula. Metodologicamente, a pesquisa utilizou-se da técnica de estudo de caso, numa abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com a aplicação de alguns textos para o questionamento proposto como hipótese de trabalho, como se segue: Jorge Luís Borges em "Do Rigor na Ciência e Lewis Carrol em "Silvia e Bruno°. Abraham Moles autor de "As Ciências do Impreciso, forneceu, através de seu perfil de polaridade, as bases para a aplicação de "perfil® junto aos alunos do 4° ano do curso de Geografia/98 Assim, cheguei a um resultado mais consistente sobre a hipótese levantada, com vistas à contribuição para o ensino das escalas geográficas nos cursos de Geografia. Devo concluir que ficou revelado um apetite devorador da escala cartográfica em relação à escala geográfica em sala de aula. Todo o proposto permitiu a conclusão de que no contexto político, econômico e cultural dos dias de hoje há necessidade de uma outra lógica na produção do conhecimento escolar em Geografia: além de formar uma consciência espacial, deve o professor não só fazer conhecer e localizar o fenômeno geográfico, mas analisar e compreender a espacialidade das práticas sociais, nas várias escalas geográficas, para poder, através delas, intervir na realidade.por
dc.description.abstractThis work consists on checking the learning of geographic scales in classrooms. The research aimed at examining the hypothesis: *a Geography teacher knows geographic scales." The research process has developed and been defined in terms of the following question: does a fourth grade college student as a private or state school teacher know geographic scales?" The dissertation has been divided into three chapters as follows: the firt one is delineated as na introduction to the theme proposed examining the geographic scale and the cartographic scale point by point; the second one is a pedagogical preparation for na analysis of the subject, e., a bridge chapter between chapters I and III, establishing a relation between theoretical principles and relevant aspects of the teaching og Geography based on geographical scales by geographers such as: Iná Elias de Castro, Milton Santos, Rogério Haesbaert, Fernand Joly, Fanny Davidovich, Yves Lacoste and Neil Smith; chapter three deals with the conceptions-acceptations of a Senior student- n teacher in the Geography Course at the University of Sorocaba/1998, i. how a student-teacher understands and works on the question of geographic scales inclassrooms. Methodologically, the research used the technique of case study in a qualitative approach by means of half structured interviews. The texts *From Hardness in Science" by Jorge Luis Borges and "Sylvia and Bruno® by Lewis Carrol were used for the proposed questioning as a hypothesis of work. Abraham Molesm the author of 'The Science of the Innacurate* offered through his polarity profile the basis for applying a "profile" to the tourth grade students of the Geography Course/1998. So, I have come O a more consistent result about the hypothesis which raised bearing in mind to contribute for the teaching og the geographic scales in Geography Courses. Concluding, I should say a devouring appetite of the cartographic scale was disclosed inrelation to the geographic scale in classrooms. The whole proposal ahs granted the conclusion that in the political, economic and cultural context nowadays we need different reasoning in the production in of school knowledge on Geography. The teacher must not only create a space conciousness, situate and make known the geographic phenomenon, but also analyse and understand the space of social practice in varied geographic scales so that he can through them interfere with reality.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/239
dc.subjectGeografia - Estudo e ensino
dc.subjectMapas - Escalas
dc.titleO problema da escala no ensino da geografia
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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