Repositório Institucional da UNISO
 

O potencial comunicativo/educativo do filme Freud além da alma

dc.contributor.advisorDrigo, Maria Ogécia
dc.contributor.authorCuter, Paula Beatriz Gallerani
dc.date.accessioned2023-05-09T20:57:55Z
dc.date.available2023-05-09T20:57:55Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA pesquisa tem como objeto de estudo o potencial comunicativo/educativo de filmes do subgênero biopic e é guiada pela questão: o conceito de inconsciente e suas manifestações tratado no filme Freud Além da Alma mantêm coerência de sentido com o proposto por Freud, em sua obra? O objetivo geral é compreender o potencial do filme mencionado para a disseminação de conceitos de psicanálise e para compor práticas de ensino; são objetivos específicos explicitar o conceito de inconsciente e suas manifestações na perspectiva das teorias de Sigmund Freud; classificar o filme selecionado de acordo com o gênero e subgênero cinematográficos; identificar aproximações do conceito de inconsciente e suas manifestações no filme e aos desenvolvidos em obras específicas de Freud. Compõem a fundamentação teórica e metodológica as obras de Sigmund Freud, autores que tratam do cinema tais como Aumont e Marie (2013), Nogueira (2010) e Bardin (2016), para análise de conteúdo. A pesquisa é relevante para a comunicação por enfatizar a dimensão educativa do cinema, pois mostra que a categoria de filmes que conjuga biografia e drama, o biopic, pode contribuir para o ensino de conceitos científicos. Ao envolver a mídia cinema, bem como realizar análise fílmica, esta pesquisa é pertinente à Área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos.pt
dc.description.abstractThe study object of this research is the communicative/educational potential of films of the subgenre biopic and it’s guided by the question: the concept of unconscious and its manifestations treated in the movie Freud Além da Alma (The Secret Passion) maintains coherence of meaning as the one proposed by Freud in his work? The general goal is to understand the potential of the mentioned movie for the dissemination of psychoanalysis concepts and to compose teaching practices; the specific goals are to explain the concept of the unconscious and its manifestations in the perspective of the theories of Sigmund Freud; classify the selected movie in according with the cinematographic genre and subgenre; to identify approximations of the concept of unconscious and its manifestations in the movie and to those developed in specific works of Freud. The theoretical and methodological foundation are composed by Sigmund Freud’s works, authors which dealing with cinema such as Aumont and Marie (2013), Nogueira (2010) and Bardin (2016), for the content analysis. The research is relevant to communication by emphasizing the educational dimension of the cinema, as it shows that the category of films which combines biography and drama, the biopic, can contributes to the teaching of scientific concepts. By engaging cinema media as well as performing film analysis, this research is pertinent to the Media concentration area and to the research line Analysis of mediatic processes and products.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/887
dc.subjectComunicação na educação
dc.subjectCinema na educação
dc.subjectPsicanálise e cinema
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)
dc.titleO potencial comunicativo/educativo do filme Freud além da alma
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
104223.pdf
Tamanho:
4.29 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format