Rap e escolaridade: um estudo de caso com afro-descendentes na condição de liberdade assistida em Sorocaba/SP
dc.contributor.advisor | Soares, Maria Lúcia de Amorim | |
dc.contributor.author | Santana, Jair | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:47:04Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:47:04Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | Entendendo a escola como um espaço institucional e autoregulado, com características e objetivos bem definidos – tratar um aluno que não seja mais do que um aluno necessitando apenas de conhecimento, assim delineando modos de relações correspondentes, esta dissertação trata de RAP e escolaridade no universo de adolescentes afro-descendentes na condição de Liberdade Assistida em Sorocaba/SP. No resgate da história de vida do próprio autor, desde o abandono familiar, a vida em orfanatos, a experiência de rua até a formatura em Educação Artística é que se encontra a busca de sentido de ser adolescente, no cenário hodierno socializado pelo movimento Hip Hop, nele especificamente o RAP, espaço no qual o adolescente encontra apoio, estabelece trocas e elabora projetos que dão sentido à vida no presente, no contraponto da escola, espaço distante dos interesses e necessidades do mundo da vida. A empiria tomou adolescentes afro-descendentes, autores de atos infracionais, em Liberdade Assistida, acompanhados por orientadores da unidade Vale da Benção, de Sorocaba, e matriculados em escolas estaduais, para explorar significativamente o pensar desses adolescentes sobre a escola e o pensar dos mesmos sobre o que a escola pensa a respeito deles. Partindo do plano discursivo das respostas, obtidas em conversas gravadas, para efeito de análise, inferiu-se que os adolescentes pesquisados constroem-se como sujeitos, na escola, na especificidade dos recursos que dispõem, privados de desenvolver todas as suas potencialidades e de viver plenamente a condição humana, mas não alienados ou passivos, que não nutram sonhos e desejos, quase sempre ligados à uma realização artística, em especial na esfera musical. Em simultâneo, inferiu-se que no contexto escolar a justiça social não é algo diferente da educação, visto que é imperativo investir nas “práticas educativas como lugares de justiça” para que seja cumprida uma das metas da própria justiça – a educação, sendo que, de maneira congruente, justiça como eqüidade, proposta por John Rawls, compreendida como um conjunto de regras estabelecidas contratualmente, pode tornar possível a convivência de projetos e concepções de vida diferentes. | por |
dc.description.abstract | Understanding the school as an institutional and self-regulated environment with well-defined characteristics and objectives – treats student as if he is nothing more than a student itself, requiring only knowledge, delineating this way, forms of corresponding relations.This dissertation is about RAP music and schooling in the universe of Africandescendant in Assisted Liberty Program, in the city of Sorocaba – Brazil. Retells the history of the author’s own life, from the family abandonment, life in orphanages, street life experience up to graduation in Arts where we find sense and meaning of being a teenager in the present days scenery, socialized by Hip Hop movement and specially RAP music, environment in which teenagers meet support, establishing changes and so creating projects that give meaning to the present life on the opposite side of school, environment which is far from the interests and needs of the world in life. The empirical study considered African-descendants teenagers, law breakers in Assisted Liberty Programs, followed by tutors of “Vale da Benção” (Institutional Place that takes care of the teenagers) in Sorocaba and registered officially by the State Department of Education, to explore meaningfully the way teenagers think about the school and the way school “thinks” about them. Beginning from the discursive plan of answers acquired through conversations recorded for the effect of analysis, it was concluded that the researched teenagers construct themselves as subjects at the school environment, in the detailed resources that are disposed, deprived from developing all of their skills and also from living in full their human condition, but not alienated or passive, that do not keep dreams and wishes, almost always linked to an artistic achievement, specially in the musical sphere. Simultaneously, it was concluded that in the school context, the social justice is not something different from education as it is imperative to invest in “educational practices as justice places” so then of the goals of the own justice can be accomplished. – the education, in a coherent form, justice as equality, proposed by John Rawls, understood as a group of rules established in contract, it may make it possible the convenience of projects and different conceptions of life. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/196 | |
dc.subject | Juventude negra - Artes - Educação | |
dc.subject | Sociologia educacional | |
dc.subject | Hip-hop (Cultura popular) | |
dc.subject | Rap (Música) | |
dc.title | Rap e escolaridade: um estudo de caso com afro-descendentes na condição de liberdade assistida em Sorocaba/SP | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1