O ensino da matemática e o cotidiano escolar: uma abordagem apoiada no filme Matrix
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Essa pesquisa aborda o ensino de matemática no cotidiano escolar de escolas públicas no município de Salto de Pirapora, interior do Estado de São Paulo, tendo como abordagem a observação das práticas pedagógicas e sociais cotidianas e o filme Matrix como parâmetro de análise da sociedade atual na qual a escola e o ensino de matemática se inserem. Particularmente enfoco os impactos das novas tecnologias, como as originadas da informática e seus programas de computador (“Matrix”), e a sua presença no ambiente escolar. Destaco o papel do professor (a) no processo pedagógico frente a esses desafios contemporâneos dando ênfase ao professor de matemática. Nesse sentido, como professor de matemática, faço uso das observações e análise de minhas próprias práticas pedagógicas e sociais. Procuro através desta pesquisa mostrar como um jovem professor de matemática do interior de São Paulo se vê confrontado cotidianamente com diversos desafios em sala de aula e como é possível explicitar as possibilidades de mudanças sociais através da educação (matemática) utilizando novas tecnologias. A dissertação está fundamentada em referenciais teóricos, entre outros, do ensino de matemática (D‟Ambrosio), do cotidiano escolar (Marcos Reigota), das novas tecnologias (Pierre Levy) e no filme Matrix.