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Disfagia: capacitação e multiplicação de cuidados em escola de educação especial

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Artigo / TCC

Data

2024

Curso

Fonoaudiologia

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Resumo / Abstract

Introdução: A disfagia é uma condição que compromete a capacidade de engolir alimentos e líquidos de forma adequada, podendo resultar em sérios problemas na qualidade de vida, no estado nutricional e na hidratação, além de apresentar riscos de morte. Essa dificuldade de deglutição é comum em pessoas com necessidades especiais, como Síndrome de Down, Paralisia Cerebral e Transtorno do Espectro Autista. Fatores de risco para a disfagia podem ser identificados por qualquer pessoa que receba treinamento adequado de um fonoaudiólogo. Portanto, é crucial que os educadores de pessoas com disfagia sejam treinados para reconhecer sinais e oferecer um manejo alimentar apropriado. Objetivo: Capacitar educadores de indivíduos com disfagia para oferecer cuidados alimentares adequados e prevenir complicações associadas a esta condição. Métodos: As oficinas foram realizadas em uma instituição pública de educação especial destinada a professores de pessoas com disfagia orofaríngea, com foco em estratégias de manejo alimentar. Avaliações foram realizadas antes e após as oficinas para medir o impacto no conhecimento e na satisfação dos participantes. Além disso, foi distribuído material informativo aos educadores. Os dados coletados foram organizados em tabelas no Excel® e analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: Todas as participantes (dez) eram mulheres com ensino superior completo. Quando questionadas sobre a compreensão do termo "disfagia", sete (70%) afirmaram compreender um pouco sobre o assunto e referente à habilidade em identificar sinais de disfagia em indivíduos com deficiência, seis (60%) dos participantes se consideraram pouco hábeis. Os resultados revelaram uma melhoria expressiva no entendimento da disfagia após as oficinas, com nove (90%) dos participantes relatando maior segurança no reconhecimento e manejo dos sinais desta condição, sendo que, todas os participantes (100%) reconheceram uma "contribuição significativa" para o aumento de seu conhecimento na área. Conclusão: Este estudo ressalta a importância da capacitação contínua e a necessidade de ampliar iniciativas educativas na área, promovendo um ambiente alimentar seguro e melhorando a qualidade de vida das pessoas com disfagia.


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