Repositório Institucional da UNISO
 

A trajetória da aprendizagem da matemática e a influência da revolução da informática: um diálogo com alunos do ensino médio da escola pública

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Na busca de uma trajetória da aprendizagem da matemática, parto de épocas distantes. Percorro caminhos diversos que, ao final, me levam a observar o computador, uma das conquistas recentes da humanidade e sua influência no ensinar e no aprender, dos dias de agora. Pelos caminhos que percorri, das épocas distantes ou recentes, procuro descobrir o homem pensante. Não contemplo apenas as conquistas e os conhecimentos adquiridos em tempos remotos, mas também os atuais e mesmo os inseridos no próprio ser humano, mas distantes, pela falta de aproximação e contato pessoal, que só o conhecimento pode dar. No percurso imaginário que realizei, corri em busca de capacitação que me permitisse avançar na construção de novos saberes ligados e relacionados com a minha própria prática. A viagem começa admirando o pensamento matemático dos povos antigos, suas construções e elaboradas técnicas de cálculo. Penetra no labirinto da mente, observando os procedimentos necessários para que se realize a aprendizagem, detendo-se na observação da aprendizagem significativa e construtiva. Contempla a sociedade atual, repleta de esperanças e desencantos e que exige novos questionamentos. É nesta sociedade que estão inseridos nossos alunos e nela se preparam para o exercício da cidadania Por fim, entra dentro de uma escola e convive com alunos ávidos de esperança, repletos de ilusões, todos esperando um dia ocupar o melhor lugar na sociedade de onde vêm. Aqui eles trocam suas experiências, realizam seus encontros e também manifestam as suas diferenças, pessoais e sociais, de uma sociedade injusta e cheia de contrastes. Encontra uma escola ainda em busca de um novo caminho. Os alunos consideram importante o estudo, mas não sentem uma verdadeira sintonia entre o ensinar e o aprender da escola, com os conhecimentos e a maneira de viver de uma sociedade, que se comporta e apresenta valores muito distintos dos que nela são praticados. Os alunos ficam divididos entre acreditar e não acreditar que a utilização do computador ajudaria na sua aprendizagem, até porque são poucas as suas experiências nesse sentido. A escola pública com sua crônica falta de recursos e seus poucos computadores, pouco tem a oferecer. Apesar de a maioria dos alunos dizer que sabe utilizar um computador, são poucos os alunos que têm computador em sua casa e a experiência de cada um, na maioria dos casos, se resume a utilizar o computador como passatempo, curiosidade e diversão. São poucos os que utilizam o computador como fonte de pesquisa que auxilie sua aprendizagem e enriqueça o seu conhecimento. Verifica-se, facilmente, que os alunos gostam da realidade virtual pelo imediatismo, pela sua atualização e pela grande variedade de informações e curiosidades que apresenta, mas sendo a realidade virtual uma realidade solitária e fria, a escola atual requer dos educadores uma transformação da linha da humanização. A mudança da busca do ensino aprendizagem, pelo aprender a aprender, é imperativo, e os educadores precisarão mudar nesse sentido.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item