Narrativas dos moradores da terra indígena do Alto São Marcos - RR: diálogos na fronteira do cotidiano escolar
dc.contributor.advisor | Reigota, Marcos | |
dc.contributor.author | Monteiro, Huarley Mateus do Vale | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:55Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:55Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | A Amazônia brasileira convive com modelos políticos, econômicos e educacionais, muita das vezes pensados distantes de sua realidade. Colocar em debate tais questões é dialogar com a própria dinâmica amazônica. Assim posto, este trabalho tem por referência as vozes anônimas dos moradores da Terra Indígena do Alto São Marcos/RR, com seus sonhos, angústias e devires. É nas tessituras do cotidiano dessas pessoas e suas relações sociais que busco entendimento sobre seus pertencimentos e singularidades no contexto pós-moderno. Nessa busca, o exercício de leitura nos conduziu à noção de Fronteira. Entender como essa se apresenta como provável elemento de diálogo sobre a dinâmica social dos sujeitos da Amazônia roraimense e como ele ressoa, através da voz/narrativa, configurando experimentos de questões históricas, sociais, políticas, ecológicas, culturais e, principalmente, educacionais, é o referente a ser alcançado. Consideramos neste estudo os levantes feitos pelos moradores da Terra Indígena do Alto São Marcos (presentes em suas narrativas) como um dos pontos fundamentais para se entender a conjuntura em que eles se encontram. Na construção dessa linha de entendimento, os estudos culturais, a antropologia da educação e a noção de cotidiano dão sustentação às observações e análises feitas. | pt |
dc.description.abstract | The Brazilian Amazon coexists with political, economic and educational models, often thought of far from its reality. To debate on such issues is to dialogue with the dynamic Amazon. Thus put, the present work refers to the anonymous voices of the Indigenous inhabitants of the Alto São Marcos / RR / Brazil, with their dreams, anxieties and becomings. It is in the weaving of the daily lives of the people and their social relations that we seek understanding of their belongings and singularities in the postmodern context. In this pursuit, the exercise of reading led us to the notion of Frontier. To understand how this is presented as probable element of dialogue on the social dynamics of the people in the Amazon area in the state of Roraima and how it resonates through the voices / narratives, configuring experiments on historical, social, political, ecological, cultural and particularly educational issues, is the reference to be achieved. We consider in this study the upheavals made by residents of the Indigenous Land Alto São Marcos (present in their narratives) as one of the key points to understand the environment in which they find themselves. In the construction of this line of understanding, studies on culture, anthropology of education and the notion of everyday life give support to the observations and analyzes here presented. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/617 | |
dc.subject | Educação - Roraima | |
dc.subject | Educação - Amazônia | |
dc.subject | Educação - Finalidades e objetivos | |
dc.subject | Antropologia educacional - Roraima | |
dc.subject | Ambiente escolar | |
dc.title | Narrativas dos moradores da terra indígena do Alto São Marcos - RR: diálogos na fronteira do cotidiano escolar | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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