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Arte-educação no contexto das reformas educacionais: implicações na constituição da individualidade humana

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Data

2009

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Este trabalho vincula-se, no interior do Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba, à linha de pesquisa Trabalho Docente e é fundamentado na concepção de que as obras de arte, assim como os artistas que as produzem são expressões de um processo histórico-social e, portanto, portadores das contradições, interesses e valores presentes no momento histórico nos quais estão inseridos. Por meio da análise dos fundamentos dos principais documentos que orientaram a reforma do sistema educacional público nos anos de 1990, foi possível perceber que as propostas oficiais para a educação artística não possibilitam ao educando uma formação artística consciente, no que se refere à apropriação plena dos fundamentos técnico, filosóficos, históricos e estéticos das objetivações artísticas. Os documentos analisados foram situados no contexto de mundialização da economia e da conseqüente mudança no papel do Estado nos países em desenvolvimento, em especial no Brasil. Porém, partimos do suposto de que há um movimento dialético entre as propostas oficiais para a educação e o cotidiano escolar. De maneira que os atores escolares podem oferecer resistência ou adesão às políticas educacionais. Com o intuito de captar as determinações exercidas pelas propostas oficiais na prática dos arte-educadores, além do sentido do seu movimento e as contradições que as constituem, realizou-se pesquisa de campo por meio de entrevistas com seis (6) professores de Arte de escolas da rede pública estadual da zona sul da cidade de São Paulo. Os depoimentos sobre a prática em sala de aula, concedidos pelos professores, apresentam inúmeras contradições no que se refere à formação da individualidade do educando, contendo posicionamentos políticos e pedagógicos que ora colaboram com os interesses de manutenção da ordem social vigente, ora possibilitam a formação de indivíduos capazes de promover a transformação da estrutura social. Evidenciou-se ainda a presença acentuada, nos depoimentos, dos conceitos que fundamentam o ideário pedagógico hegemônico.


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