Os mapas do ciberespaço no contexto dos professores de geografia
dc.contributor.advisor | Soares, Maria Lúcia de Amorim | |
dc.contributor.author | Silva, César Eugenio Gomes da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:52:55Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:52:55Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description.abstract | Este é um trabalho de pesquisa qualitativa. Quer saber como professores de geografia, estabelecidos em escolas públicas estaduais/SP, que possuem Internet – Banda Larga usam-na em suas aulas para a questão do mapa, com vistas a responder como a categoria Ciberespaço é trabalhada sob o efeito da tecnologia da informação. Os objetivos enfatizam a verificação do conhecimento pelos professores dos mapas do Ciberespaço que representam as transformações da sociedade informacional na busca de distinguir entre tipos de leitores navegadores através da solicitação de trabalhos pedagógicos para os alunos. O referencial teórico apoia-se em Milton Santos, Manuel Castells, Pierre Levy e Lúcia Santaella para os seguintes procedimentos adotados: entendimento do mundo numa nova dinâmica espacial; do Ciberespaço; dos tipos de leitores que navegam pelas infovias e dos cibermapas; descrição do NRTE – Núcleo Regional de Tecnologia Educacional – Sorocaba/SP e dos seus projetos; busca de relatos de professores para o uso da Sala de Informática em escolas indicadas pela ATP. Os resultados finais mostram que os professores, mesmo vivendo sob o efeito das tecnologias da informação, desconhecem a existência de mapas no Ciberespaço; revelam que relutam em adentrar mais além das experiências fornecidas pelo NRTE, sendo a Sala de Informática, para eles, um elemento opaco e, ao mesmo tempo, tão óbvio. Em conclusão pode-se afirmar que a escola caminha em Slow Motion com relação à velocidade das mudanças socioculturais atuais. | por |
dc.description.abstract | This is a research qualitative work. It’s objective is to know how the geography teachers, established in public schools/SP, that have internet-broadband use it in their classroom for map question, with the purpose to answer how the Cyberspace category is worked by the effect of the technology of information. The objectives emphasize the verification of the knowledge by the Cyberspace maps teacher, that represent the transformation of informational society, trying to distinguish between types of readers online readers through the solicitation of pedagogical works for the students. The theorical referential supports it self in Milton Santos, Manuel Castells, Pierre Levy and Lucia Santaella for the following procedures adapted: understanding of world in a new special dynamic; of Cyberspace, of the types of readers that go online through infoways and of the Cybermaps; description of NRTE – Regional Nucleons of Educational Technology – Sorocaba/SP, and of its projects, search for teacher’s reports for the use of the Informatics room in schools indicated by ATP – Assistant Pedagogical Training. The final results show that the teachers even when living under the effect of the technologies of information, ignore the existence of the maps on Cyberspace, and reveal that they struggle to make a profound study using the experiences given by NRTE, seems to them that the Informatics Room is an opac element, and, at the same time, so obvious. In conclusion, we can affirm that the school walks in Slow Motion compared to the speed of the current socialcultures’ changes. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/325 | |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | |
dc.subject | Inovações tecnológicas | |
dc.subject | Ciberespaço | |
dc.subject | Cartografia | |
dc.subject | Tecnologia educacional | |
dc.title | Os mapas do ciberespaço no contexto dos professores de geografia | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1