Experiência de aprendizagem mediada de Reuven Feuerstein: a modificabilidade em alunos de cursos profissionalizantes
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Resumo / Abstract
Esta dissertação tem como objetivo principal apresentar a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) como uma possibilidade nas interações do cotidiano escolar. Apresenta o referencial teórico do psicólogo e educador contemporâneo Reuven Feuerstein, que desenvolveu a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) fundamentada na crença da capacidade do ser humano de modificar-se, independente de origem, idade ou condição genética. Estes pressupostos teóricos expressam-se pela EAM e em seu sistema aplicado: Avaliação Dinâmica da Propensão à Aprendizagem (LPAD); Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI); e Ambientes Modificantes. A EAM, base da práxis feuersteiniana, pode ser desenvolvida também em sala de aula. Para que uma interação seja considerada mediada, ela precisa apresentar três critérios universais: mediação de intencionalidade e reciprocidade, mediação da transcendência, e mediação do significado. Com objetivo de identificar algumas mediações cognitivas, foram relatadas experiências em situações de sala de aula, com alunos de cursos profissionalizantes, da cidade de Sorocaba. Os diálogos envolvidos na experiência, demonstram que a mediação planejada, intencionalmente organizada para atingir objetivos cognitivos, de reflexão, auto conhecimento, expansão de idéias, auxilia na criação de vínculos que permitem ao educador e aluno (mediador e mediado) condições melhores para construir e re-construir o conhecimento de forma significativa e funcional.