Repositório Institucional da UNISO
 

Experiência de aprendizagem mediada de Reuven Feuerstein: a modificabilidade em alunos de cursos profissionalizantes

dc.contributor.advisorNogueira, Eliete Jussara
dc.contributor.advisorNogueira, Eliete Jussara
dc.contributor.authorBattistuzzo, Ligia Helena Caldana
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:50Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:50Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo principal apresentar a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) como uma possibilidade nas interações do cotidiano escolar. Apresenta o referencial teórico do psicólogo e educador contemporâneo Reuven Feuerstein, que desenvolveu a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) fundamentada na crença da capacidade do ser humano de modificar-se, independente de origem, idade ou condição genética. Estes pressupostos teóricos expressam-se pela EAM e em seu sistema aplicado: Avaliação Dinâmica da Propensão à Aprendizagem (LPAD); Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI); e Ambientes Modificantes. A EAM, base da práxis feuersteiniana, pode ser desenvolvida também em sala de aula. Para que uma interação seja considerada mediada, ela precisa apresentar três critérios universais: mediação de intencionalidade e reciprocidade, mediação da transcendência, e mediação do significado. Com objetivo de identificar algumas mediações cognitivas, foram relatadas experiências em situações de sala de aula, com alunos de cursos profissionalizantes, da cidade de Sorocaba. Os diálogos envolvidos na experiência, demonstram que a mediação planejada, intencionalmente organizada para atingir objetivos cognitivos, de reflexão, auto conhecimento, expansão de idéias, auxilia na criação de vínculos que permitem ao educador e aluno (mediador e mediado) condições melhores para construir e re-construir o conhecimento de forma significativa e funcional.pt
dc.description.abstractThis Master’s thesis aims to present Mediated Learning Experience (MLE) as a possibility for daily life school interactions. Its theoretical basis is fundamented on the work of the contemporary psychologist and educator Reuven Feuerstein, who has developed the Theory of Structural Cognitive Modifiability (SCM) based on the belief that human human beings are capable of being modified, regardless of origin, age or genetic condition. These theoretical assumptions are expressed by the MLE and applied system: the Learning Potential Assessment Device (LPAD), the Instrumental Enrichment (IE), and the Shaping of Modifying Environments. MLE, which is Feuerstein’s theory pivotal element, can also be developed in the classroom. For an interaction to be considered MLE, it must be shaped by three universal criteria: mediation of intentionality and reciprocity, mediation of transcendence, and mediation of meaning. In order to identify some cognitive mediation, some situations in the classroom with students from vocational courses in the city of Sorocaba have been reported. The dialogues involved in the experiment show that planned, intentionally organized mediation meant to achieve cognitive goals, reflection, self knowledge and expansion of ideas, helps to develop the teacher-student link which allows educator and student (mediator and mediatee) the acquisition and re-acquisition of significant and functional knowledge.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/457
dc.subjectAprendizagem cognitiva
dc.subjectPsicologia cognitiva
dc.subjectComportamento - Modificação
dc.titleExperiência de aprendizagem mediada de Reuven Feuerstein: a modificabilidade em alunos de cursos profissionalizantes
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access
relation.isAdvisorOfPublicatione094278c-bdc1-4650-bb0f-f202ab8c98ce
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverye094278c-bdc1-4650-bb0f-f202ab8c98ce

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
82777.pdf
Tamanho:
1.58 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format