Repositório Institucional da UNISO
 

A escola está fechada, a professora não foi!: governamentabilidade da infância

dc.contributor.advisorSoares, Maria Lúcia de Amorim
dc.contributor.authorMota, Giane Aparecida Sales da Silva
dc.date.accessioned2023-05-09T20:55:06Z
dc.date.available2023-05-09T20:55:06Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractAo tomar o processo de implantação e implementação do Ensino Fundamental de Nove Anos como acontecimento educacional, em que sujeitos atuam na construção e articulação de conhecimentos e saberes, e que as ações educacionais produzem efeitos de sentido na ação humana e social, analisa-se o lugar que o conceito de infância ocupa na escola contemporânea e a possibilidade de haver uma pedagogia na/ com a infância. Para tanto, a conceituação de infância é perscrutada, passando pelas áreas da história, da sociologia e da filosofia, identificando o surgimento do sentimento da infância no século XVI, suas transformações conceituais vinculadas ao surgimento do discurso pedagógico na modernidade e sua consequente representação na contemporaneidade. Ademais, compreendendo que o funcionamento da política educacional modificou a estrutura do ensino fundamental e, consequentemente, modificou o olhar sobre a infância, utiliza-se a Análise do Discurso como meio propício a investigação de documentos redigidos pelo Ministério da Educação, a fim de demonstrar como “as práticas linguístico-discursivas estão imbricadas com as estruturas sociopolíticas mais abrangentes, de poder e dominação”. Portanto, a partir dos conceitos foucaultianos de biopolítica, biopoder, governamento e governamentalidade, bem como o conceito deleuzeano denominado devir-criança é que se investigam os documentos produzidos pelo Ministério da Educação, destinados à orientação dos sistemas educacionais, a citar: Passo a passo da implementação do ensino fundamental de nove anos; Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações gerais; Ensino Fundamental de Nove Anos – 1º Relatório; Ensino Fundamental de Nove Anos – 2º Relatório; Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa. A legislação, quando necessária à compreensão do contexto, também é referenciada ao longo do trabalho. Dessa maneira, a tese proporciona uma reflexão acerca do fazer educativo no Ensino Fundamental I, galgando espaços possíveis ao devir-criança.por
dc.description.abstractBy taking the process of deployment and implementation of the Nine-Year Basic Education as an educational event , where subjects act in the construction and articulation of knowledge and learning, and educational activities produce effects of meaning in human and social action, we analyze the place that takes the concept of childhood in contemporary school and the possibility of a pedagogy in / with childhood. Therefore, the concept of childhood is investigated through the areas of history , sociology and philosophy, identifying the emergence of feeling of childhood in the sixteenth century , their conceptual transformations linked to the emergence of pedagogic discourse on modernity and its subsequent representation in contemporary . Moreover, understanding the functioning of educational politics changed the structure of elementary school and consequently changed the look of childhood , we use the Discourse Analysis as a means conducive to research documents written by the Ministry of Education in order to demonstrate as " the linguistic- discursive practices are intertwined with the broader socio-political structures of power and domination." Therefore, from Foucault's concept of biopolitics, biopower, and governmentality as well as the concept called Deleuzian becoming- child who is investigating the documents produced by the Ministry of Education, for the orientation of educational systems, quote: Walkthrough the implementation of basic education of nine years, Nine Year basic Education : general guidelines; elementary School Nine Years - 1st Report; Nine Year basic Education - 2nd Report , National Pact of Literacy Age One . The legislation where necessary to understand the context, is also referenced throughout the work. Thus, the thesis provides a reflection on the educational make in elementary school, chalking possible spaces to the becoming - child.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/644
dc.subjectEnsino fundamental - Brasil
dc.subjectCrianças
dc.subjectEducação de crianças - Aspectos sociais
dc.subjectEducação e Estado - Brasil
dc.titleA escola está fechada, a professora não foi!: governamentabilidade da infância
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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