Diário de uma menina: escola, família e sociedade na educação feminina oitocentista na obra de Helena Morley
dc.contributor.advisor | Sandano, Wilson | |
dc.contributor.author | Ataíde, Sâmara Rodrigues de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:58:37Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:58:37Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Esta tese, vinculada à linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, apresenta como tema o diálogo entre História da Educação e Literatura tendo como objeto de pesquisa a obra Minha vida de menina (2016), de Helena Morley, pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant. O estudo realizado parte dos questionamentos de como se caracterizava a educação oitocentista feminina formal ofertada pela Escola Normal de Diamantina e de que forma ocorreu sua imbricação com a educação informal fornecida pela tradicional família diamantinense, com a Igreja Católica e com a Protestante, tomando como embasamento os registros diários de Helena Morley entre 1893 e 1895. Constatou-se nesta pesquisa empreendida que o cotidiano vivido por Morley na Escola Normal de Diamantina, no último quartel do século XIX, permite encontrar evidências de uma singular experiência formativa e que a escola, a família e a sociedade contribuem para a instrução e para a construção da jovem, influências comprovadas nos registros do diário atestando o olhar abrangente e crítico da menina em uma época de transição sociopolítica, cultural e econômica. O principal eixo investigativo deste estudo foi o da relação entre a religião e a tradicional família católica e mineira, em recorte de análise quanto à estrutura da família diamantinense em sua imbricação com a educação feminina, pois tanto a igreja quanto a família funcionaram como aparelhos de regulamentação e de cerceamento moral da diarista, influenciando diretamente na construção e na reafirmação da identidade pessoal, moldando-lhe o caráter e o temperamento, proporcionando-lhe a comparação com o outro, em exercício de alteridade, além da persistente reflexão sobre si mesma. Morley problematiza, nas páginas de seu diário pessoal, questões pertinentes ao final do século XIX que não constam, necessariamente, em documentos oficiais. Sendo assim, a obra transcende a ideia de um diário de uma menina provinciana, nos confins mineiros, ao revisitar histórias não contempladas nos registros de História academicamente legitimados. A escola funciona como a conjunção destes dois eixos norteadores, religião e família, ao reproduzir, em seu microcosmo, a sociedade oitocentista arraigada às normas religiosas e aos denominados bons costumes perpetuados pela sociedade constituída, por sua vez, em torno de regras de conduta e de premiação caso se permanecesse em consonância com o comportamento normatizado pelo patriarcado. Em relação às metodologias utilizadas neste estudo, valeu-se das referências bibliográficas, sobretudo quanto à historiografia, em perspectiva analítico-reflexiva, bem como à Análise de Discurso embasada nas obras de Eni Orlandi (2020) e de Sírio Possenti (2009) e à Análise de Conteúdo, encontrada na obra de Lawrence Bardin (2016). | por |
dc.description.abstract | This thesis, linked to the line of research on History and Historiography of Education of the Graduate Program in Education at the University of Sorocaba, presents as a theme the dialogue between History of Education and Literature having as research object the work My life as a girl ( 2016), by Helena Morley, alias Alice Dayrell Caldeira Brant. The study carried out part of the questioning of how the formal 19th century female education offered by the Escola Normal de Diamantina was characterized and how it became involved with the informal education provided by the traditional diamantinense family, with the Catholic Church and with the Protestant, taking as a basis the daily records of Helena Morley between 1893 and 1895. It was found in this research that the daily life lived by Morley at the Escola Normal de Diamantina, in the last quarter of the 19th century, allows to find evidence of a singular formative experience and that the school, the family and society contribute to the education and construction of the young woman, proven influences in the diary records attesting to the girl's comprehensive and critical look in a time of socio-political, cultural and economic transition. The main investigative axis was that of the relationship between religion and the traditional Catholic and Minas Gerais family, in an analysis of the structure of the diamond family in its overlap with female education, since both the church and the family functioned as regulatory devices and of moral restraint from the daily cleaner, directly influencing the construction and reaffirmation of personal identity, shaping her character and temperament, providing her with comparison with the other, in an exercise of otherness, in addition to persistent reflection on herself. Morley problematizes, in the pages of his personal diary, issues pertinent to the end of the 19th century that do not necessarily appear in official documents. Thus, the work transcends the idea of a diary of a provincial girl, in the confines of Minas Gerais by revisiting stories not included in the academically legitimate History records. The school is the conjunction of these two guiding axes, religion and family, by reproducing, in its microcosm, the 19th century society rooted in religious norms and the so-called good customs perpetuated by the society constituted, in turn, around rules of conduct, punishment and award if it remained in line with the behavior standardized by the patriarchy. Regarding the methodologies used in this study, bibliographic references were used, especially regarding historiographies, in an analytical-reflective perspective, as well as Discourse Analysis based on the works of Eni Orlandi (2020) and Sírio Possenti (2009) and the Content Analysis, found in the work of Lawrence Bardin (2016). | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1000 | |
dc.subject | Educação feminina - História | |
dc.subject | Educação na literatura - História | |
dc.subject | Adolescentes - Diários | |
dc.title | Diário de uma menina: escola, família e sociedade na educação feminina oitocentista na obra de Helena Morley | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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