Repositório Institucional da UNISO
 

O processo de inclusão do aluno surdo: expressões sobre o cotidiano escolar

dc.contributor.advisorNogueira, Eliete Jussara
dc.contributor.authorTaraborelli, Marli Aparecida
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:46Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:46Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma investigação com alunas surdas, que vivenciaram o cotidiano educacional em escola regular de ensino, ou seja, participaram do processo de inclusão da educação infantil até o ensino fundamental e médio. O objetivo principal foi compreender o que essas alunas dizem sobre a escola, como expressam suas experiências no ensino regular e quais os aspectos importantes por elas destacados nas relações escolares. Propor a escuta dessas alunas surdas inseridas no cotidiano escolar, pode oferecer subsídios para nortear discussões e ações de profissionais envolvidos com a questão do processo de inclusão na escola. Com um enfoque da pesquisa qualitativa, foi utilizado como procedimento de investigação encontros com atividades planejadas para proporcionar a discussão e expressão de opiniões e sentimentos com relação as experiências escolares, foram coletados dados por meio da escrita, desenho, dramatização, troca de papéis e atividade plástica, e também dados pessoais, da história familiar e de diagnóstico da surdez, assim como tratamento e história escolar, obtidos em prontuários da instituição em que recebem acompanhamento, todo procedimento de pesquisa foi autorizado pelas pessoas envolvidas na investigação em acordo com o comitê de ética. Os dados de prontuário forneceram um perfil das alunas surdas, todas com apoio familiar e institucional, e freqüências em escolas de ensino regular. Os relatos e expressões das alunas revelaram experiências reais por elas vivenciadas em situação escolar e a análise das expressões das alunas, apontaram para a necessidade de relações de apoio, amizade, apresentaram sentimentos de isolamento e dificuldades nas relações com amigos e professores. Relataram a dificuldade na aquisição de conhecimento acadêmico, pela postura do professor em desenvolver o seu trabalho sem o devido entendimento de alternativas pedagógicas e tecnológicas que poderiam ajudar o surdo. As alunas dessa presente pesquisa, enfocaram mais as questões de amizade, como fator importante para o processo de inclusão na escola.por
dc.description.abstractThis works presents an investigation with deaf students who experienced everyday school life at a regular school, that is, took part in the inclusion process of children's education up to junior high school and high school. The main target was to understand what these students say about the school, how they express their experiences at regular education and which important aspects they highlighted on school relationships. Proposing to listen to these deaf students, who were put in everyday school life, can offer aid to guide discussions and actions of professionals involved in the matter of inclusion process at school. Focusing quality research, as an investigation procedure, meetings were held with planned activities to provide discussion and expressions of opinions and feelings regarding to school experiences. Data was collected through writing, drawing, dramatizing, changing roles and arts activities. It was also collected personal information, family history and deaf diagnosis, as well as treatment and school record, got from records of the institution where they are attended. All research procedure was authorized by the people involved in the investigation in accordance with the ethics committee. The data in the records provided a profile of the deaf students, all of them with family and institution support, and frequently attending regular schools. The accounts and expressions of the students revealed real experiences lived by them at school and the analysis of the students expressions pointed to the need of supportive relationships, friendship. They also presented isolation feelings and difficulties to have relations with friends and teachers. They reported to be difficult to acquire academic knowledge, due to the teacher's posture toward developing his/her job without understanding pedagogical and technological alternatives, which could help the deaf student. The students of this present research focused more on friendship matters as an important point to the inclusion process in schools.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/307
dc.subjectInclusão em educação
dc.subjectEducação inclusiva
dc.subjectSurdos - Educação
dc.titleO processo de inclusão do aluno surdo: expressões sobre o cotidiano escolar
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
73852.pdf
Tamanho:
3.76 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format