Repositório Institucional da UNISO
 

Pedras bonitas podem falar!: Memórias, narrativas e experiências de professoras de Itaporanga, SP

dc.contributor.advisorSandano, Wilson
dc.contributor.authorFerraz, Sandra Antonia Convento de Moura
dc.date.accessioned2023-05-09T20:57:28Z
dc.date.available2023-05-09T20:57:28Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEsta tese materializa o estudo realizado com seis professoras aposentadas, com idade aproximada de 80 anos, que exerceram a docência em uma cidade do interior paulista, da metade do século XX ao seu final. A construção da história da educação e (da docência em Itaporanga SP), na memória dessas professoras, é o que se pretendeu com a pesquisa. As pedras bonitas, como foram chamadas as professoras participantes, falaram num espaço criado de escuta e abertura, revisitando suas memórias e apresentando-as em forma de narrativas. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa narrativa, que é o estudo da experiência como história, que possibilita conhecer vozes pessoais e singulares, quase sempre emudecidas pela narrativa dominante, em diversos contextos de pesquisa e do fazer profissional e pessoal. A importância das narrativas orais e escritas revela facetas vividas no/do cotidiano às quais talvez não se tivesse acesso se não pelo ato do narrar. As narrativas que emergiram da presente pesquisa potencializam a criação de conhecimentos e significados para as práticas de muitos professores hoje em exercício, podendo levá-los a refletir sobre as memórias compostas, que um dia foram práticas pedagógicas e didáticas constantes em um determinado tempo/lugar. Ao propiciar condições para que as professoras contassem as histórias de um cotidiano passado, de uma escola que serviu como modelo de educação de uma época, foi possível refletir sobre a mulher em suas múltiplas experiências de vida, formação e fazeres docentes, possibilitando análises que indicam que o modo de conceber a docência, as experiências e a educação são permeados por fatores que ultrapassam o fazer exclusivamente pedagógico, reconhecido na amplitude que se funde nas experiências cotidianas vividas no ambiente escolar e na vida pessoal. Por meio das narrativas, as professoras mostraram-se envolvidas por uma cultura cristalizada e fortemente segmentada, reafirmando em vários momentos a valorização da mulher como mãe e esposa, priorizaram a família, bem como os atributos de vocação e afeto foram conferidos à profissão docente, residindo aí ainda um dos campos de maior conflito para as mulheres na contemporaneidade. As narrativas, que iluminaram as relações, as práticas e experiências que atravessaram e compuseram a tese, poderão contribuir com a história da educação local, assim como na constituição da identidade docente, engendrando o fortalecimento das raízes da cidade de Itaporanga.por
dc.description.abstractThis thesis materializes the study carried out with six retired teachers, with age about 80 years, who taught in a city in the inland of the state of São Paulo-Brazil, from the middle of the twentieth century to its end. This research aims to reconstruct the history of education and teaching in Itaporanga, state of São Paulo, through the memory of these teachers. The beautiful rocks, as the participating teachers have been called, spoke in a space created for listening and opening, in which was revisited their memories and presented them in the form of narratives. The used methodology is based on the narrative research, which is the study of the experience as history, which makes it possible to know personal and singular voices, almost always silenced by the dominant narrative, in several contexts of research and of the professional and personal work. The importance of oral and written narratives reveals experienced aspects of the day-to-day life to which one might not have access if not by the act of narrating. The narratives that have emerged from the present research enhance the creation of knowledge and meanings for the practices of many teachers who are working nowadays, and may lead them to think about the compound memories of teaching and didactic practices that were constant in a given time place. By providing conditions for the teachers to tell the stories of a past day-to-day life, of a school that served as an educational model of an era, it was possible to reflect on women in their multiple life experiences, formation and teaching activities, enabling analyzes that indicate the way of conceiving teaching, experiences and education is permeated by factors that go beyond the exclusively pedagogical work, recognized in the amplitude that is based on the day-to-day experiences lived in the school environment and personal life. The teachers revealed, through the narratives, to be involved in a crystallized and strongly segmented culture, restating in several moments the appreciation of the woman as mother and wife, prioritizing the family, as well as embodying the attributes of vocation and affection to the teaching profession, which shows this is still one of the fields of great conflict for the women in the contemporaneity. The narratives which enlightened the relationships, practices and experiences have crossed and formed this thesis shall contribute to the history of local education as well as to the constitution of the teaching identity, generating the development of the roots of the city of Itaporanga, state of São Paulo-Brazil.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/839
dc.subjectEducadoras - Narrativas pessoais - Itaporanga (SP)
dc.subjectEducação - História - Itaporanga (SP)
dc.titlePedras bonitas podem falar!: Memórias, narrativas e experiências de professoras de Itaporanga, SP
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
103524.pdf
Tamanho:
4.95 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format