Identificação do respirador bucal: uma tarefa para os pais e profissionais da saúde e educação
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Resumo / Abstract
A observação empírica de que professores e pais têm dificuldade no reconhecimento da criança respiradora bucal levou-me a trabalhar neste assunto. Uma revisão bibliográfica cuidadosa embasou-me para pesquisar crianças entre dois e quatro anos, em duas creches (81 crianças e destas 14 eram respiradoras bucais). Os objetivos do trabalho foram: a Identificar a criança respiradora bucal entre 02 e 04 anos e o conhecimento que pais e professores revelam sobre respiração bucal. b) Propor um protocolo pedagógico de orientação aos pais e professores que lhes permitisse identificar precocemente o respirador bucal. A metodologia foi comparativa e realizada por meio de questionário, formulário e ficha de observação dirigida às professoras, pais e pesquisador, respectivamente. Os resultados demonstraram que pais e professores têm dificuldade em identificar o respirador bucal e em detectar sinais e sintomas da síndrome. Um protocolo com os dados mais importantes para reconhecimento do respirador bucal, foi elaborado para que professores e pais fossem capazes de identificá-los precocemente e assim iniciar o tratamento antes que se instalassem as seqüelas.