Repositório Institucional da UNISO
 

Identificação do respirador bucal: uma tarefa para os pais e profissionais da saúde e educação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2000

Tipo de documento

Dissertação

Ano da obra resenhada

Curso

Título da obra resenhada

Autor(es) da Resenha

Responsável(eis)

Orientador(es)

Co-orientador(es)

Organizador(es)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Editora

Resumo / Abstract

A observação empírica de que professores e pais têm dificuldade no reconhecimento da criança respiradora bucal levou-me a trabalhar neste assunto. Uma revisão bibliográfica cuidadosa embasou-me para pesquisar crianças entre dois e quatro anos, em duas creches (81 crianças e destas 14 eram respiradoras bucais). Os objetivos do trabalho foram: a Identificar a criança respiradora bucal entre 02 e 04 anos e o conhecimento que pais e professores revelam sobre respiração bucal. b) Propor um protocolo pedagógico de orientação aos pais e professores que lhes permitisse identificar precocemente o respirador bucal. A metodologia foi comparativa e realizada por meio de questionário, formulário e ficha de observação dirigida às professoras, pais e pesquisador, respectivamente. Os resultados demonstraram que pais e professores têm dificuldade em identificar o respirador bucal e em detectar sinais e sintomas da síndrome. Um protocolo com os dados mais importantes para reconhecimento do respirador bucal, foi elaborado para que professores e pais fossem capazes de identificá-los precocemente e assim iniciar o tratamento antes que se instalassem as seqüelas.


Descrição URL

Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item