Repositório Institucional da UNISO
 

A educação como um direito: da efervescência social da década de 1920 à constituição brasileira de 1934

dc.contributor.advisorSandano, Wilson
dc.contributor.authorSanches, Greiciane de Oliveira
dc.date.accessioned2023-05-09T20:57:45Z
dc.date.available2023-05-09T20:57:45Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA presente dissertação teve como enfoque o tratamento destinado à educação na Constituição brasileira de 1934. Elaborada num período de ebulição social, marcado por mudanças de ordem política, econômica e cultural, a Constituição de 1934 teve o mérito de ser a primeira no país a reconhecer a educação como um direito de todos e que deveria ser objeto de investimento estatal. Este texto fora resultado de um amplo debate havido na sociedade e que teve por polarização dois grupos sociais relevantes: de um lado, um grupo conservador, representado pela Igreja Católica e, de outro, um grupo renovador, formado por liberais, comumente conhecidos como Pioneiros da Educação Nova. Neste cenário, o trabalho visou identificar a influência e contribuição de cada um destes grupos no texto final da Constituição. Para isso foi adotada uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental que teve como referenciais teóricos as obras de CURY (1988), NAGLE (2001) e SAVIANI (2007), além da análise dos Anais da Assembleia Constituinte de 1933, em que constam os debates parlamentares. Conclui que na tentativa de satisfazer o projeto de governo que pretendia implantar anos mais tarde, o governo de Getúlio Vargas fomentou o conflito ideológico entre conservadores e renovadores e, de forma a agraciá-los, fez inserir na Constituição reivindicações de ambos, tornando o texto um marco na educação brasileira.pt
dc.description.abstractThis dissertation focused on treatment for education in the Brazilian Constitution of 1934. Elaborated in a period of social boom, marked by political, economic and cultural changes, the Constitution of 1934 had the merit of being the first in the country to recognize education as a right of all and that should be the object of state investment. This text was the result of a broad debate in society and polarization of two relevant social groups: on the one hand, a conservative group, represented by the Catholic Church and, on the other, a renewal group formed by liberals, commonly known as Pioneers of New Education. In this scenario, the work aimed to identify the influence and contribution of each of these groups in the final text of the Constitution. For this purpose, a bibliographical and documentary review research was carried out. The work was based on CURY (1988), NAGLE (2001) and SAVIANI (2007), as well as the analysis of the Constitutional Assembly Annals of 1933, parliamentarians. He concludes that in an attempt to satisfy the government project that he intended to implement years later, Getulio Vargas's government fomented the ideological conflict between conservatives and renovators and, in order to give them grace, he made the Constitution's demands in the Constitution, making the text a landmark in Brazilian education.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/874
dc.subjectEducação - História - Brasil
dc.subjectDireito a educação
dc.subjectEducação e Estado - Brasil
dc.titleA educação como um direito: da efervescência social da década de 1920 à constituição brasileira de 1934
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
103953.pdf
Tamanho:
1.22 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format