Repositório Institucional da UNISO
 

Uma análise sobre a participação da comunidade do Instituto Educacional "Matheus Maylaky"

dc.contributor.advisorSandano, Wilson
dc.contributor.authorLeite, Osmil Sampaio
dc.date.accessioned2023-05-09T20:56:08Z
dc.date.available2023-05-09T20:56:08Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEsta tese analisa como a comunidade local agiu para manter a qualidade de ensino no Instituto Educacional "Matheus Maylasky" de Sorocaba. A dinâmica das ações desta comunidade ocorre dentro da escola, desde a simples manutenção do prédio até as questões que poderiam influenciar o ensino dos alunos. A pesquisa realizada teve como objetivo analisar o decurso dos acontecimentos históricos relevantes e as relações da comunidade diante das políticas adotadas pela Ferrovia Paulista S.A - FEPASA para a escola, mediante levantamento feito no período de 1970 a 1995. Para o desenvolvimento deste trabalho foram consultados os Livros de Atas da Associação de Pais e Mestres - APM existentes no acervo do Instituto Educacional "Matheus Maylasky", os jornais da época que retratam o movimento da comunidade e suas articulações entre o Instituto Educacional e a FEPASA, além de realizadas entrevistas com atores que vivenciaram esses fatos históricos. Verificouse que as principais ações da comunidade em períodos considerados críticos para a sobrevivência da escola, como em 1981, 1985 e 1995, contribuíram para preservação, correção de rumos, bem como para mudanças pretendidas e alcançadas junto com o Instituto Educacional "Matheus Maylasky".por
dc.description.abstractThis thesis examines how the local community has acted to maintain the quality of teaching in the Educational Institute "Matheus Maylasky", in Sorocaba. The dynamics of the actions of this community occurs within the school, from simple maintenance of the building, such as the issues that could influence the teaching of students. The research carried out aimed to analyze the course of historical events, the community's relations in the face of the policies adopted by the Paulista Railroad - FEPASA for the school, through the survey done in the period from 1970 to 1995. For the development of this work consultations were held on the books of the Association of Parents and Teachers - APM in the collections of the Instituto Educacional "Matheus Maylasky", the newspapers of the era that depict the movement of the community and its articulations between the Educational Institute "Matheus Maylasky" and FEPASA. Were performed, also, interviews with actors who have experienced these historical facts. It was found that the main actions of the Community, in periods considered critical for the survival of the school occurred in 1981, 1985 and 1995, contributed to preserving, correction of directions, as well as changes desired and achieved by the Educational Institute "Matheus Maylasky".eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/780
dc.subjectEducação - História - Sorocaba (SP)
dc.subjectComunidade e escola
dc.titleUma análise sobre a participação da comunidade do Instituto Educacional "Matheus Maylaky"
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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