Repositório Institucional da UNISO
 

Pedagogias em deslocamento no cotidiano da (in)diferença: narrativas desde uma revisita à perspectiva Freire(e)Ana

dc.contributor.advisorReigota, Marcos
dc.contributor.authorAversi, Tânia Lídia Ribeiro
dc.date.accessioned2023-05-09T20:59:18Z
dc.date.available2023-05-09T20:59:18Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractÀs vésperas do centenário de Paulo Freire, uma professora pesquisadora tem um afortunado encontro com a viúva do maior pensador da educação brasileira. Tal encontro marca de forma definitiva sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Estando no caminho de seu doutoramento em educação, um desvio de rota acaba por levá-la a frequentes viagens à terra natal de Paulo e Nita Freire onde se dedica a uma “arqueologia Freire(e)Ana”. Este trabalho funda-se na experiência de uma formadora de professoras cuja bio:grafia é registrada por meio de textos, imagens e sons. Narrativas ficcionais são tomadas como alternativa teórico-metodológica para traduzir olhares outros sobre paisagens do Brasil profundo e sobre a educação que se descortinam por ocasião do encontro dela com inusitados acontecimentos cotidianos. A andarilhagem é utilizada metaforicamente como recurso linguístico e a crônica é adotada como gênero textual para transcrever as reflexões e conhecimentos produzidos durante percursos nos quais contextos, conversas, referências, dados/achados, objetos, sujeitos e resultados da pesquisa, incluindo, neste grupo, a própria pesquisadora viajante, se transmutam ou caminham entrelaçados em espaçostempos contemporâneos. A tese defende o potencial formativo presente nos deslocamentos espaciais, cognitivos, estéticos, afetivos, éticos e políticos dos/nos cotidianos de professoras que aceitam vivenciar e propor experimentações pedagógicas em tempos de retrocessos e conservadorismos. A partir da Perspectiva Ecologista de Educação e de aportes freireanos, dedica-se à construção da noção de pedagogias em deslocamento, segundo a qual práticas pedagógicas se originam, se constituem e se modificam ao longo da vida de um(a) educador(a) e, como obras inacabadas, carregam possibilidades de educação sensível, solidária e de nutrição estética em movimentos contínuos, prenhes de inéditos viáveis quanto ao enfrentamento à indiferença e à ausência de sentidos produzidas e repercutidas no tempo presente e, portanto, também no cotidiano escolar.por
dc.description.abstractOn the brink of Paulo Freire's centennial birth, a research teacher has a fortunate encounter with the widow of the greatest thinker of Brazilian education. Such encounter definitively marks her personal, academic, and professional trajectory. While being on the path of her doctorate in education, a detour ends up taking her to frequent trips to the birthplace of Paulo and Nita Freire, where she dedicates herself to engage in a "Freire (and) Ana archeology." Thus, this work is based on the experience of a teacher trainer whose bio:graphy is recorded through texts, images, and sounds. Fictional narratives used as a theoretical-methodological alternative seek to translate other perspectives on the landscapes of deep Brazil and education unveiled on the occasion of her encounter with unusual everyday events. Travel is metaphorically used as a linguistic resource. The chronicle is adopted as a textual genre to transcribe the reflections and knowledge produced during journeys in which contexts, conversations, references, data / findings, objects, subjects and research results, including in this group the traveling researcher herself, all intertwine in the contemporary space-time. The thesis defends the formative potential present in the spatial, cognitive, aesthetic, affective, ethical and political changes of/in the daily lives of teachers who accept to experience and offer pedagogical experiences in times of setbacks and conservatism. From the Ecologist Perspective of Education and Freirean contributions, it aims to construct the notion of pedagogies on the move, that is, pedagogical practices developed and transformed throughout the educator's experience. Hence, as unfinished works, they carry possibilities for sensitive, solidary education and aesthetic nutrition in continuous movements, pregnant with untested feasibility in terms of coping with indifference and the absence of meanings produced and reflected in the present time and, therefore, also in the daily events of school life.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1106
dc.subjectEducação - Finalidades e objetivos
dc.subjectPrática de ensino
dc.subjectEducação ambiental
dc.subjectEducadores - Brasil
dc.titlePedagogias em deslocamento no cotidiano da (in)diferença: narrativas desde uma revisita à perspectiva Freire(e)Ana
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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