Processo de ensino-aprendizagem no internato de pediatria: elementos para reflexão
dc.contributor.advisor | Dias Sobrinho, José | |
dc.contributor.author | Palmieri, Izonete Tereza | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:03Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:03Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta alguns elementos para o processo de ensino e aprendizagem no internato de Pediatria. Com a implantação das novas diretrizes curriculares do MEC, surgiu o desafio de elaborar um novo modelo de internato médico no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba da PUC-SP. Foi feito um estudo entre o paradigma Flexneriano adotado na Faculdade de Medicina de Sorocaba na sua estruturação curricular e o paradigma da integralidade que vem substituí-lo. São apresentadas também as novas estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no curso médico. Analisa-se um histórico do internato médico desde a sua origem nos Estados Unidos, seu início no Brasil e na Faculdade de Medicina de Sorocaba. É apresentada uma proposta para o novo internato de Pediatria fundamentada no incentivo do crescimento pessoal, buscando exemplos como William Osler, que exercia a medicina inspirado no amor e respeito ao doente, adquirindo conhecimentos de humanismo e de bioética, diversificando os cenários de aprendizagem e utilizando métodos avaliativos formativos como o mini-CEX. Realizou-se também um questionário de avaliação aos internos do 5º ano de Pediatria, mostrando um bom índice de concordância. | pt |
dc.description.abstract | This dissertation presents some elements of the teaching and learning process inside the Pediatrics internship. Due to the implementations of the new Curriculum Guidelines of the MEC (Ministry of Education), a challenge has arisen in order to develop a new model of medical internship in the school of medicine at Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde of PUC-SP in Sorocaba (SP, Brazil). It has been carried out a study between the Flexnerian paradigm which has already been adopted by the School of Medicine of Sorocaba in its curriculum design and the integrality paradigm that emerges as a possibility to replace that one. The new strategies of teaching and learning are also presented in order to be used in the medical courses. It has been analyzed the history of the medical internship since its origin in the United States of America, its start in Brazil and in the School of Medicine of Sorocaba. It has been presented a proposal for the new Pediatrics internship based on the encouragement of personal growth, looking at examples of William Osler who had practiced medicine inspired on love and respect for the patients. This new paradigm brings the possibility of acquiring knowledge of humanism and bioethics, of diversifying learning scenarios and of using formative assessment methods such as mini-CEX (mini-Clinical Evaluation exercise). It has also been administered an evaluation questionnaire to the interns of the 5th year of Pediatrics course which has shown a good concordance index. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/489 | |
dc.subject | Educação médica | |
dc.subject | Medicina - Estudo e ensino | |
dc.subject | Medicina - Currículos | |
dc.subject | Ensino superior - Sorocaba (SP) | |
dc.subject | Medicina - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Sorocaba (SP) | |
dc.title | Processo de ensino-aprendizagem no internato de pediatria: elementos para reflexão | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1