Entre retalhos e travessias: relatos de experiências com a literatura no cotidiano escolar
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Quando expostos à leitura de uma obra literária, somos convidados a pensar e expressar opiniões, experimentar vivências, ampliar argumentos, olhares e horizontes, convocados a refletir sobre as inquietações que o texto literário provoca, a partir de sua riqueza de significados e como criadora de situações. As características do contexto contemporâneo, tem provocado desafios para o ensino de Literatura no cotidiano escolar de tal forma, que o problema apresentado por essa dissertação, é de como ensinar Literatura num mundo contemporâneo, líquido. No exercício de elaborar uma resposta a este problema, foi levantada a hipótese de que ao estabelecer empatia com a linguagem e modo de vida dos educandos, o professor numa postura de interprete, apresenta a Literatura que desta forma se aproxima da vida. Para comprovar tal hipótese, numa metodologia de pesquisa-ensino, esta dissertação apresenta dois relatos de experiência com a prática pedagógica em sala de aula no ensino de Literatura realizadas com estudantes da educação básica, de uma escola pública e outra da rede particular de ensino, localizadas no interior do Estado de São Paulo, nos anos letivos de 2011 a 2016. Como fonte de dados para estes relatos de experiências, foi utilizado registros de um diário de campo. Os resultados preliminares apontam para um aumento no número de livros de Literatura retirados da biblioteca para leituras, um maior envolvimento em atividades solicitadas pelo professor, e as leituras de mundo culminaram em discussões relacionando a obra literária com aspectos da própria vida desses estudantes.