Entre retalhos e travessias: relatos de experiências com a literatura no cotidiano escolar
dc.contributor.advisor | Nogueira, Eliete Jussara | |
dc.contributor.author | Watanabe, Mariana Fogaça Marcelo | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:57:23Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:57:23Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Quando expostos à leitura de uma obra literária, somos convidados a pensar e expressar opiniões, experimentar vivências, ampliar argumentos, olhares e horizontes, convocados a refletir sobre as inquietações que o texto literário provoca, a partir de sua riqueza de significados e como criadora de situações. As características do contexto contemporâneo, tem provocado desafios para o ensino de Literatura no cotidiano escolar de tal forma, que o problema apresentado por essa dissertação, é de como ensinar Literatura num mundo contemporâneo, líquido. No exercício de elaborar uma resposta a este problema, foi levantada a hipótese de que ao estabelecer empatia com a linguagem e modo de vida dos educandos, o professor numa postura de interprete, apresenta a Literatura que desta forma se aproxima da vida. Para comprovar tal hipótese, numa metodologia de pesquisa-ensino, esta dissertação apresenta dois relatos de experiência com a prática pedagógica em sala de aula no ensino de Literatura realizadas com estudantes da educação básica, de uma escola pública e outra da rede particular de ensino, localizadas no interior do Estado de São Paulo, nos anos letivos de 2011 a 2016. Como fonte de dados para estes relatos de experiências, foi utilizado registros de um diário de campo. Os resultados preliminares apontam para um aumento no número de livros de Literatura retirados da biblioteca para leituras, um maior envolvimento em atividades solicitadas pelo professor, e as leituras de mundo culminaram em discussões relacionando a obra literária com aspectos da própria vida desses estudantes. | pt |
dc.description.abstract | When we are exposed to the reading of a literary work, we are invited to think and express opinions, experience livings, broaden arguments, perspectives and horizons, invited to ponder upon the uneasy feelings that the literary text brings through it richness of meanings and founder of situations. The characteristics of the contemporary context have been creating challenges for the Literature teaching in the school life in a way that the issue presented by this master’s thesis is how to teach Literature in a contemporary world, liquid. In the exercise of elaborating an answer to this issue, it has been raised the hypothesis that by establishing empathy with the language and the students’ life style, the teacher, in the position of an interpreter presents the Literature that in this way approaches to life. To ensure such hypothesis, in a methodology of research-teaching, this thesis presents two experience reports of the pedagogic practice of teaching Literature inside the classroom, one conducted with the basic education of a public school and another one from the private education system, located in the countryside of Sao Paulo State in the academic years of 2011 and 2016. As a source of data for these experiences reports, there were used registers of a field diary. The preliminary results show an increase in the number of Literature books picked up from the library for the students reading, a higher involvement in activities demanded by the teachers, and the world understanding led to discussions related to the literary work to the aspects of these students’ own lives. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/826 | |
dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.title | Entre retalhos e travessias: relatos de experiências com a literatura no cotidiano escolar | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1