O ensino de ciências: um estudo de implantação do currículo e de práticas no cotidano escolar
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Resumo / Abstract
A forma como as escolas articulam seus saberes para aplicar seus currículos tem sofrido alterações, conforme o contexto de implantação da proposta pedagógica e do currículo escolar. Consequentemente o ensino das disciplinas pela leitura curricular produz uma ação didático-pedagógica que é dependente de seu contexto de implantação e interpretação. Neste sentido, realiza-se uma pesquisa onde procura-se compreender o contexto desta implantação e a repercussão das políticas públicas estaduais que utilizam-se de currículos pré-moldados para direcionar o ensino da disciplina de ciências, em uma escola pública estadual, com um recorte que compreende sua implantação em 2008 até o contexto de 2013. A pesquisa pretende explicitar ações que permeiam o contexto escolar que se apresentam como possibilidades de ampliação de sentidos das situações de aprendizagens originais, articulando reflexões dos professores com materiais apostilados e documentos oficiais. Para a investigação, esta dissertação utiliza-se de um estudo de caso sobre o cotidiano de uma escola pública, com ênfase na pesquisa qualitativa, e divide-se em duas etapas. A primeira etapa, com entrevistas de professores e da direção da escola, sugerindo um olhar sobre a implantação da proposta curricular de 2008, no contexto específico do ensino de ciências, refletindo sobre sua percepção aos documentos oficiais. Na segunda etapa, descrevem-se práticas de ensino de ciências que não estão previstas no planejamento curricular, situando-se como flexibilizações pedagógicas de base vigotskiana aos cadernos de aluno e ou professor. De modo geral, os resultados apontam para problemas de logística na implantação do currículo, com relação a datas de entrega de materiais, e capacitação de professores. Por outro lado, com relação aos relatos de experiência, a pesquisa aponta para a possibilidade de ações que valorizam a criatividade, a flexibilidade e a interpretação de situações de aprendizagens como formas de articular roteiros de experimentação pré-moldados com um contexto local de produção de conhecimento, tendo em vista um ensino baseado em competências e habilidades. Os relatos apontam também para a necessidade de pesquisas sobre a relação entre o ensino de ciências e o uso de materiais pedagógicos de apoio.