Cartas a J e K: contribuições de um professor universitário à educação ambiental
dc.contributor.advisor | Reigota, Marcos | |
dc.contributor.author | Moura, José Carlos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:22Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:22Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Esta tese tem como objetivo principal situar e discutir algumas questões ambientais do ponto de vista cotidiano da trajetória de um docente, administrador, técnico em segurança do trabalho e auditor de sistema de gestão ambiental; especialmente voltado para práticas pedagógicas de sistematização na FATEC, como professor e em consultorias técnicas visando à redução de resíduos sólidos, dentre outras atividades ligadas às saídas para os impactos ambientais. Esta trajetória é aqui apresentada por cartas ao lado das reflexões surgidas deste convívio. A metodologia da Carta foi considerada adequada para apresentar as indagações e reflexões deste professor, e fundamenta-se no livro “Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis”, de Paulo Freire, escrito em 1994. Atraído desde jovem ao mercado de trabalho, para uma área mais técnica através de cursos do Sesi e Senac, comecei a atuar em empresas antes de entrar na faculdade. Assim, chegar à abrangência da educação ambiental e à carreira docente, só foi possível através de uma incessante busca por aprimoramento. Nas empresas onde atuei e ainda atuo como consultor, nos conselhos, na sala de aula sempre me pautei por uma preocupação permanente com a prevenção e sobretudo com as condições de vida, presentes nestes diversos ambientes de trabalho e estudo. Ao longo desta trajetória profissional questionei normas de qualidade, fui ferrenho ao criticar rotinas de trabalho maçantes, enfrentei discursos que nem sempre correspondiam às reais necessidades, pensamentos e sentimentos dos trabalhadores, fossem estes operários, funcionários ou chefes e dirigentes de empresas. Esta postura combativa, nem sempre foi bem recebida. Assim, por caminhos enviesados cheguei à educação ambiental como docente, sobretudo, ao potencial teórico adequado para surgimento de outra mentalidade relacional com a vida, em todas essas dimensões profissionais. O respeito à terra, a seus ecossistemas tanto em escala local quanto global, deve se manifestar na adoção de métodos de planejamento e uma educação ambiental, dando ênfase à redução e não geração de resíduos e que preservem o ambiente, representa nada menos que uma ordem social mais elevada, que invista na formação futuras de mentes mais centradas na saúde do planeta do que na aquisição de materiais e produtos com obsolescência programada, gerando grande quantidade de resíduos. Portanto, é fundamental que as novas e atuais gerações possam compreender nesse re- 6 lato, as evidências, cuidados, perigos, os esforços das últimas quatro décadas, das questões envolventes na relação que nós, seres humanos, temos tido com o nosso ambiente e com o próprio desenvolvimento da educação ambiental. Na minha atividade de técnico e professor, certas questões relativas aos impactos ambientais não são tão evidentes como deveriam. Assim esse diálogo com as gerações vindouras e atuais, aqui será tratado como uma conversa mais direta buscando expressá-lo através do cotidiano deste educador. | por |
dc.description.abstract | This paper intends to situate and discuss some environmental issues, from the point of view of daily life of a teacher, manager, labor safety technician and environmental management system controller; especially toward pedagogical practices of systematization at FATEC, as a teacher also providing technical consultancy for the reduction of solid waste and for other activities to reduce the environmental impacts. The proceedings used in this study is the Letter Methodology, which was considered convenient; to submit questions and reflections of this teacher. It is based in the book "Letters to Cristina: reflections on my life and my praxis", by Paulo Freire (1994). Being attracted to the labor market, through courses in Sesi and Senac, I started to work on companies before entering university. Therefore, in order to get to the study of environmental education and teaching career, it was only able through the result of a constant desire for improvement. At the companies where I worked and still have worked as a consultant, in councils, in the classroom, I have always been concerned with the prevention and the conditions of life, indifferent work environments and study. Along this path I have questioned professional quality standards and have been stern towards routines of heavy work and have faced speeches that have not always had correspondence to the real needs, thoughts and feelings of the workers, whether workers or managers and directors of companies. This approach has not always been fully accepted. Therefore, it was through this difficult way that I ended up at environmental education as a teacher, and above all, to the theoretical potential appropriate for the start of another mentality related to life, in all these professional dimensions. Respect for the earth, its ecosystems both locally and globally, should be manifested in the adoption of methods of planning and environmental education, emphasizing `reduction and not waste and preserving the environment, is nothing less than a higher social order, which invests in future training more focused minds on the health of the planet than the acquisition of materials and products with planned obsolescence, generating large amounts of waste. Therefore, it is essential that new and current generations can understand this account, the evidence, care, dangers, efforts over the past four decades, the issues surrounding the rela- 8 tionship we humans have had with our environment and with itself development of environmental education. In my activity coach and teacher, certain issues relating to the environmental impacts are not as clear as they should. So this dialogue with current and future generations, will be treated here as a more direct conversation seeking to express it through this everyday educator. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/681 | |
dc.subject | Educação ambiental | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.subject | Ensino superior | |
dc.title | Cartas a J e K: contribuições de um professor universitário à educação ambiental | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1