Repositório Institucional da UNISO
 

Ensino de português em cursos superiores: razões e concepções

dc.contributor.advisorBritto, Luiz Percival Leme
dc.contributor.authorCamargo, Márcio José Pereira de
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:34Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:34Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEsta pesquisa discute a oferta de disciplinas de Língua Portuguesa em cursos superiores de diversas áreas do conhecimento. Parte-se da constatação de que há um discurso corrente segundo o qual os estudantes universitários têm dificuldades de leitura e escrita (CARONE, 1976; LEMOS, 1977; PÉCORA, 1989 [1984]; HANSEN, 1989; ROCCO, 1981, 1982; BRITTO, 1983; CARVALHO; SILVA, 1996; CASTELLO-PEREIRA, 2003) e que, diante de tal situação, admite-se como plenamente justificável o ensino de Língua Portuguesa em cursos superiores, não se observando o necessário debate em torno das razões da oferta dessa disciplina em cursos não específicos da área da linguagem, nem as concepções de língua que sustentam seus programas. Visando investigar como se considera a questão do conhecimento da escrita na Educação Superior brasileira contemporânea, buscou-se mapear a oferta de Língua Portuguesa por diferentes IES; verificar as razões que levam à oferta da disciplina em curso não específico da área da linguagem; examinar as propostas de ensino, identificando o caráter predominante e suas concepções de linguagem e de formação acadêmica. Admitindo-se, inicialmente, que a disciplina responderia a concepções de ordem reparadora, instrumental ou discursivo-textual, realizou-se um estudo pormenorizado de currículos de cursos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Ciências Humanas e Ciências da Saúde, por meio de pesquisa nos sítios eletrônicos de universidades escolhidas entre diferentes categorias e perfis de instituição. Optou-se pela pesquisa qualitativa, com base em análise de conteúdo. Pelos resultados obtidos, verificou-se uma tendência à maior oferta pelas universidades privadas, enquanto as universidades públicas, de modo geral, apresentam oferta reduzida. Com relação aos cursos, observou-se maior presença da disciplina em carreiras das Ciências Sociais Aplicadas, constatando-se menor oferta entre os cursos de Saúde. A análise dos programas permite sustentar que as disciplinas de Língua Portuguesa respondem a no mínimo três vertentes: a) caráter reparador – visa superar deficiências da escolaridade anterior; b) caráter instrumental – atende a razões pragmáticas, de modo a instrumentalizar os estudantes para o exercício profissional; c) caráter discursivo-textual – tendo como foco o texto e o discurso, compreende o aprendizado da língua por suas relações com o processo cognitivo, valorizando o discurso acadêmico e a possibilidade de desenvolvimento intelectual. Saliente-se, contudo, que essas concepções não são autoexcludentes, não ocorrendo de maneira isolada nas disciplinas. Notase frequentemente o ajuste de uma vertente a outra, de modo a atender às mais variadas demandas. Quanto às razões e concepções desses cursos, vários aspectos parecem estar imbricados na questão. A partir das questões que emergiram neste trabalho, inúmeras são as perspectivas que se abrem a novas pesquisas, de modo a aprofundar o debate em torno do Português na Educação Superior.pt
dc.description.abstractThis research discusses the offer of the discipline Portuguese in undergraduate courses from different knowledge areas. It starts from the premise that there is a widespread discourse which states that university students have difficulties with reading and writing (CARONE, 1976; LEMOS, 1977; PÉCORA, 1989 [1984]; HANSEN, 1989; ROCCO, 1981, 1982; BRITTO, 1983; CARVALHO; SILVA, 1996; CASTELLO-PEREIRA, 2003) and that, due to such a situation, it is accepted that the teaching of Portuguese is totally justified in undergraduate courses, ignoring the need for a debate about the reasons for such a discipline in courses that are not specific to the language area, and about the concepts of language that underlie their programs. With the purpose of investigating how the knowledge of writing is considered in the current Brazilian Higher Education, this work aimed at mapping the offer of Portuguese in different higher education institutions, at verifying the reasons that lead to the offer of the discipline in a course not specific to the language area, and at examining the teaching proposals by identifying their predominant features and concepts of language and academic education. Considering initially that the discipline would be an answer to conceptions of healing, instrumental or discursive-textual nature, a detailed study of the course curriculums in the areas of Applied Social Sciences, Engineering, Human Sciences and Health Sciences was conducted by researching in the electronic sites of the universities selected among different institution categories and profiles. A research of qualitative nature based on content analysis was favored. From the results obtained, a trend to higher offer by private universities was observed, whereas public universities, in general, present lower offer. In relation to the courses, more frequent presence of the discipline was observed in the Applied Social Sciences careers, contrasting with lower offer in the Health area courses. The analysis of the programs allows the statement that the Portuguese language disciplines answer to, at least, three needs: a) the healing need – aims at overcoming deficiencies of previous schooling; b) instrumental need – answers to pragmatic reasons in a way as to provide the students with an instrument for their professional life; c) discursive-textual need - having the text and discourse as focus, it understands language learning by means of its relations with the cognitive process, valuing the academic discourse and the possibility of intellectual development. It should be highlighted, however, that such concepts are not self-exclusive and do not occur isolatedly in the disciplines. The adjustment of one need to the other is frequently perceived, so as to meet the various demands. As for the reasons and conceptions of such courses, several aspects seem to be intertwined. From the issues that emerged from this work, numerous are the perspectives for new researches, in as way as to deepen the debate about Portuguese in Higher Education.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/415
dc.subjectEnsino superior - Brasil
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino (Superior)
dc.subjectCurrículos - Língua portuguesa
dc.titleEnsino de português em cursos superiores: razões e concepções
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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