Repositório Institucional da UNISO
 

Lugares de aprender: o zoológico/SP recebe o "Carlos Augusto", que saiu da escola para fotografar

dc.contributor.advisorSoares, Maria Lúcia de Amorim
dc.contributor.authorNicolau, Juliana Abreu
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:35Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:35Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstract“LUGARES DE APRENDER: a escola sai da escola”, projeto da Secretaria de Estado da Educação, move nos professores e aprendizes um modo revigorado de olhar o mundo, pretendendo que levem para os espaços extraclasses suas indagações e retornem com novas suposições. Esta pretensão foi exercitada com os alunos do Ensino Fundamental da EE. “Prof. Carlos Augusto de Camargo”, em Piedade, que, acompanhados de aparelhos fotográficos e celulares, partiram da escola para a expedição “Visita ao Zoológico de São Paulo”, visando observar a diversidade da vida animal. Suas produções fotográficas foram analisadas com base numa educação do olhar, e têm como objetivo a leitura de mundo e as inserções no universo simbólico, discutindo a possibilidade de ver através dos olhos que viram o Zoológico. Este trabalho pretende também tornar-se inquietude e olhar de outro modo o já visto. Afinal, um leão seria realmente um leão? Uma onça, uma onça? Um macaco, um macaco? Magritte afirmou categoricamente “Isto não é um cachimbo” (1926), em sua famosa obra. É necessário ultrapassar a ideia de guardar o que foi feito, tornando-a inquietude, para olhar de outro modo o já visto num desafio de serem superadas as visões reducionistas e préconcebidas sobre a educação. As referências teóricas têm apoio em Siegfried Kracauer, Vilém Flusser, Susan Sontag, Michael Foucault, Boris Kossoy. O apoio para a realização da visita/expedição embasada no Programa Cultura é Currículo em Mirian Celeste Martins. Com o resultado a que se chegou pode-se dizer que a fotografia representa coisas, mas essas coisas têm existência e uma realidade para além do que é representado na fotografia. Chegou-se também a uma conclusão final entendendo que ensinar pela negação também é possível, apesar de a lógica do ensinar exigir que não seja usado esse procedimento. Assim pode-se supor que o aluno possa ter iniciado a consciência de que, por mais “real” que seja uma fotografia, ela ainda significa representação.pt
dc.description.abstract“PLACES TO LEARN: The school goes out of school”, a project from the Secretaria de Estado da Educação, awakes in teachers and learners a fresh way to look the world, pretending that take to extra-classes spaces their questions and return with new assumptions. This presumption was exercised with middle-school students from the EE. “Prof. Carlos Augusto de Camargo” at Piedade. Handing cameras and cell phones they had gone to the expedition “Visit to Zoológico de São Paulo” aiming to watch the diversity of wild life. Their photographic productions were analyzed based on an educational view and has as objective the world reading and the insertions in a symbolic universe, discussing the possibility to see through the eyes of the ones who saw the zoo in fact. Also, this work aims to make us see what is already seen. After all, is a lion really a lion? Is a puma really a puma? Is a monkey in fact a monkey? Magritte categorically states “This is not a smoking pipe” (1926), in his famous work. Is necessary to trespass the idea in keeping what was done, making it disquietude, to see the already seen in a challenge to overcome the reductionist views and preconceived about education. The references have theoretical support in Siegfried Kracauer, Vilém Flusser, Susan Sontag, Michael Foucault, Boris Kossoy. The support to the visit/expedition based on Programa Cultura é Currículo in Mirian Celeste Martins. With the result reached it was able to say that photography represents things, but these things have existence and a reality beyond of what is represented on a picture. There was also a final conclusion that teaching by denying is also possible, although the logic of teaching require that this procedure is not used. Thus it can be assumed that the student may have started the awareness that, however the more "real" it is a picture, it still means representation.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/562
dc.subjectEducação
dc.subjectPrática de ensino
dc.subjectFotografia na educação
dc.subjectCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
dc.titleLugares de aprender: o zoológico/SP recebe o "Carlos Augusto", que saiu da escola para fotografar
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
88955.pdf
Tamanho:
1.52 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format