Repositório Institucional da UNISO
 

Laços e estilhaços numa trajetória de aprendizagem e ensino de ciências

dc.contributor.advisorReigota, Marcos
dc.contributor.authorMoron, Joyse Ernesto da Silva
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:24Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:24Z
dc.date.issued2000
dc.description.abstractNeste trabalho a autora pretendeu, através da reconstituição histórica, expondo acontecimentos marcantes que compuseram a sua carreira como aluna e como professora de física no ensino médio, discutir um tema híbrido envolvendo a aprendizagem, o ensino e a ciência, relacionado com a educação escolarizada e com cientistas. Buscou fazer laços com a ciência emergente, na expectativa de encontrar diferentes abordagens para o tema que propôs. Procurou evidenciar que a ciência moderna deixa marcas na sociedade, através das instituições escolares, que, ao tentarem seguir o método racional proposto por essa forma de fazer ciência, provocam a disjunção entre a pessoa e o seu cotidiano. Apresentou uma reflexão sobre a escola e sobre o trabalho do professor, apontando a complexidade desse fazer e tentando relativizar a responsabilização do professor pelo fracasso escolar. Dialogou sobre essas questões com cientistas que têm representatividade na ciência contemporânea e buscou nesse diálogo os conflitos que se apresentaram aos participantes deste período de transição da ciência. Os conflitos identificados envolvem a exclusão destes cientistas pela academia, a exposição desses à crítica ostensiva da ciência hegemônica, a indecisão na busca do novo, o cair e levantar nas armadilhas colocadas pelos velhos hábitos provenientes de uma formação estranha às novas teorias, a angústia gerada nas tentativas de conciliar o tempo enquanto horário com o fazer prazeroso, assim como a habilidade para não jogar fora todo o velho, reconhecendo os limites a que este está submetido. Aliou-se ao texto poético como forma de trazer as emoções e os outros saberes para dentro do fazer científico e tacou ela mesma uma nova forma de "ser-fazer" procurando desvencilhar-se de um racionalismo reducionista, que restringe a atuação do ser humano a procedimentos preestabelecidos, e ir ao encontro de espaços que possibilitem o ético, o lúdico, a dúvida e o entrelaçar de trajetórias inconclusas. pt
dc.description.abstractIn this the author discussed the hybrid theme regarding the learning process, the teaching and the science, through a historical reconstitution, exposing highlighted happenings which composed her career as a student and a Physics teacher. She also related the theme to the academic education and scientists, connecting it to the emerging science, expecting to find different approaches for the theme. The author emphasized the signs which the modern science has inflicted on the society, through scholar institutions which cause the disconnection between the human being and his own quotidian, while trying to follow the rational method proposed by the way of building science. She reflected about school and the teachers' work, pointing out the complexity of it and the role of the teachers in the failure phenomenon. Talking to important scientists in modern science about these questions, she has searched the conflict which came up to the participants of this transition period of science. The identified conflict are related to the exclusion of these scientists from the Academy, exposing them to the criticism of the hegemonic science. They are also related to the indecision when searching the new: "the falling down and the pretending up" in the entrapments caused by old habits proceeding from an outer constitution of new theories; caused by the anxiety aroused while trying to conciliate time and schedule which the pleasure of building something. These scientists are exposed as well to the ability of keeping the old knowledge being aware of its limits. The author used the poetic language to connect the feelings to the science, and bring a new way for the "being-making" process on it. She tried to free herself from the raw rationalizing, which reduces the human being's actions to pre-established procedures, as well as trying to find new attitudes which make the ethic, the pleasant, the doubts and the unconcluded pathways possible.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/258
dc.subjectProfessores - Formação
dc.subjectProfessores - Experiências de vida
dc.subjectFísica (Segundo grau) - Formação de professores
dc.titleLaços e estilhaços numa trajetória de aprendizagem e ensino de ciências
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
joyce-ernesto-da-silva-moron.pdf
Tamanho:
5.95 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format