Repositório Institucional da UNISO
 

Práticas de auto-avaliação em instituições de educação superior no município de Sorocaba/SP

dc.contributor.advisorDias Sobrinho, José
dc.contributor.authorHarder, Eliana Martuccello
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:39Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:39Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEm abril de 2004, é instituído por lei o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) com o objetivo de assegurar o processo de avaliação realizado pelas instituições de educação superior (IES). Dentre outras determinações, essa lei prevê que as IES promovam auto-avaliações como forma de identificação das suas fragilidades e potencialidades buscando a melhoria do processo educativo. De 2004 a 2008, mudanças substanciais foram efetuadas nesse sistema afetando a sua trajetória inicial e instigando a reflexão de inúmeros pesquisadores. Este trabalho analisa o processo de auto-avaliação nas IES do município de Sorocaba-SP, através da coleta de dados a partir de formulários eletrônicos e entrevistas com os coordenadores das comissões próprias de avaliação (CPA). Seu objetivo é evidenciar as hipóteses de que: a) a auto-avaliação realizada em algumas IES serve somente para cumprir com as obrigações preconizadas pelo SINAES, transformando-se em mero instrumento burocrático e de controle, ou b) a auto-avaliação é um instrumento de diagnóstico das fragilidades e potencialidades das IES, tornando-se forte instrumento para melhoria da qualidade educativa, ou c) a auto-avaliação carrega em si elementos das duas hipóteses anteriores, transformando-se em uma mescla de controle e diagnóstico. Os resultados desta pesquisa confrontam as concepções que nortearam e instituíram o SINAES com as práticas efetivamente adotadas pelas IES e pelo Ministério da Educação (MEC), de forma a refletir sobre o significado da democracia participativa no âmbito da educação superior.por
dc.description.abstractIn April 2004 the National System of Higher Education Evaluation (SINAES) was implemented by law to assure that the evaluation process is carried out by institutions of higher education (IES). Among other determinations, the law provides that IES promote selfevaluations as a mean of identifying their weaknesses and potential aiming to improve the educational process. From 2004 to 2008, substantial changes were made in the system affecting its initial trajectory and prompting the reflection of many researchers. This paper analyzes the process of self-assessment in IES in the city of Sorocaba - SP, through the collection of data from the electronic forms and interviews with the coordinators of the internal evaluation committees (CPA). Its purpose is to highlight the assumptions that: a) the self-evaluation in some IES only serves to fulfill the obligations previously established by SINAES into a mere instrument of bureaucratic control, or b) self-evaluation is a tool for diagnosis of the weaknesses and potential of IES, becoming a strong instrument for improving educational quality, or c) self-evaluation carries with it elements of both previous hypotheses, becoming a mixture of control and diagnosis. The results of this research confront the ideas that guided and instituted the SINAES with the practices actually adopted by the IES and the Ministry of Education (MEC), to reflect on the meaning of participatory democracy in the context of higher education.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/428
dc.subjectAvaliação educacional
dc.subjectEnsino superior - Sorocaba (SP)
dc.subjectUniversidades e faculdades - Avaliação - Sorocaba (SP)
dc.titlePráticas de auto-avaliação em instituições de educação superior no município de Sorocaba/SP
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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