Pedagogia do subterrâneo: narrativas trans, éticas, estéticas e políticas dos e nos cotidianos escolares
dc.contributor.advisor | Reigota, Marcos | |
dc.contributor.author | Proença, Eder Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:57:25Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:57:25Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o conceito de pedagogia do subterrâneo, criado a partir das leituras realizadas ao longo da trajetória de pesquisa e das vivências nos e dos cotidianos escolares. O recurso metodológico construído foi o das narrativas trans, a partir das conversas no cotidiano e do uso das narrativas, cujas bases teóricas são Peter Spink, Marcos Reigota, Luciana Kind, Rosineide Cordeiro, entre outros. A reflexão sobre o panorama político atual; o diálogo com jovens pesquisadores, interlocutores do grupo de pesquisa Perspectiva Ecologista em Educação, da Universidade de Sorocaba; o artivismo de Bené Fonteles e o radicalismo da produção literária do autor chileno Pedro Lemebel, são atravessados pelas idas e vindas do pesquisador, no Brasil no exterior, e foram fundamentais para a discussão e o embasamento do conceito. Finalmente, apresenta-se um conjunto de trajetórias e narrativas trans que apontam a pedagogia do subterrâneo acontecendo no cotidiano escolar. Tal pedagogia não se conforma às macropolíticas, ela acontece nas relações cotidianas mais imediatas, considerando os sujeitos e suas diferenças. | por |
dc.description.abstract | This thesis aims to present the concept of underneath pedagogy formulated of the readings done throughout the research trajectory and the experiences in the and of the school life everyday. The methodological approach developed in this research has been the crossing narratives from the daily talks and from the use of the narratives, whose theoretical bases are Peter Spink, Marcos Reigota, Luciana Kind, Rosineide Cordeiro, among others. The reflection on the current political landscape; the dialogue with young researchers, interlocutors of the Ecological Approach to Education Research Group of the University of Sorocaba (Sorocaba, state of São Paulo, Brazil); the artivism of Bené Fonteles and the radicalism of the literary production of the Chilean author Pedro Lemebel are crossed by the comings and goings of the researcher of this thesis in Brazil and abroad, were fundamental for the discussion and the basis of the concept. Finally, it has been present a set of trajectories and crossing narratives that points to the underneath pedagogy happening in school life everyday. Such pedagogy does not submit to the macropolitics, it happens in the most immediate daily relationships, considering the subjects and their differences. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/832 | |
dc.subject | Educação - Finalidades e objetivos | |
dc.subject | Identidade de gênero na educação | |
dc.subject | Igualdade na educação | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.title | Pedagogia do subterrâneo: narrativas trans, éticas, estéticas e políticas dos e nos cotidianos escolares | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1