Repositório Institucional da UNISO
 

Educação profissional em turismo e hotelaria: um estudo com professores

Imagem de Miniatura

Data

2010

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Em geral, professores para a formação técnica em Hotelaria e Turismo são profissionais de atuação no mercado, sem formação específica para a docência que exercem. Acreditando que atuar como professor exige uma formação, ou qualificação específica para o ato de ensinar, este presente estudo tem como objetivo compreender a possibilidade da identidade profissional, nos cursos de Hotelaria e Turismo, analisando a trajetória e percepções de professores. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, com entrevistas individuais. Foram realizadas dez entrevistas com professores de escolas técnicas de cidades do interior de São Paulo. Os professores entrevistados falam sobre sua trajetória profissional, motivos de suas escolhas, percepção e avaliação sobre sua atuação como professores. De modo geral, os resultados demonstraram uma trajetória com pouca atuação no trabalho específico de Hotelaria e ou Turismo. A maioria foi para o trabalho docente, mesmo assim, se identificam mais como profissionais da área do que como professores. Embora com percepções positivas sobre a docência, sentem-se mais prestigiados como profissionais liberais. Contudo, apresentam traços de crise com o fato de terem mais de uma identidade profissional. A variedade de identidade reflete o contexto contemporâneo líquido, conceito desenvolvido por Bauman, para mostrar a questão difusa com alto grau de variedade e incertezas, contrapondo a identidades mais estáveis.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item