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Narrativas de leitura literária: um estudo no cotidiano escolar

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Data

2011

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Dissertação

Curso



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Resumo / Abstract

Neste trabalho discuto o ensino de leitura e literatura no Ensino Médio numa escola pública estadual, em Porto Feliz, a partir da aplicação do kit Apoio Saber, enviado pela Secretaria do Estado de São Paulo, referente a obras clássicas como acervo pessoal do aluno. O kit foi utilizado nas aulas de literatura de dois primeiros anos, um diurno e outro noturno, no ano de 2009 e as diferenças de expectativas minhas e dos alunos com relação às atividades de leitura das obras levou-me a questionar as possíveis razões do desinteresse dos alunos e a refletir sobre minha própria prática pedagógica. O presente trabalho discute as seguintes questões: por que ensinar literatura no Ensino Médio, como ensiná-la, de qual literatura os alunos precisam, quais são os objetivos do ensino de literatura na escola, como lidar com os alunos que rejeitam as propostas de leitura literária e quais as subjetividades presentes nos discursos escolares. Trabalho essas questões procurando estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, a partir da minha formação como professora e das minhas histórias de vida. Recorro a Britto, Magda Soares, Kleiman, Lajolo, Zilberman, Theodoro, entre outros, para discutir a questão dos sentidos do texto e da leitura como participação social; Umberto Eco, Sartre, Cândido, Nunes, Britto e Vieira para tratar do ensino de literatura e sua função social; sobre a subjetividade presente no discurso utilizo Foucault e Costa; quanto à violência e ao preconceito no discurso escolar, recorro a Schilling, Chauí e Michaud; para refletir sobre a escola e o professor, Sacristán & Gomez, Gramsci e Saviani e, finalmente, para fundamentação teórica sobre a formação do professor de literatura, trago as contribuições de Ramos-Cerqueira e Lima, Celani, Gimenez, Cristóvão, Borges e Dalberio e LeahyDios. Metodologicamente, esse é um trabalho qualitativo e se inscreve como Pesquisa Narrativa, fundamentada em autores como Dewey, Clandinin e Connelly e Mello, onde ao recontar as histórias vividas pelos participantes, pode-se, por meio da linguagem metafórica, construir sentidos que ajudem a entender as questões propostas. Os instrumentos utilizados são as observações e as anotações da pesquisadora durante as atividades em classe, suas histórias de vida e também as dos alunos, numa perspectiva reflexiva (SCHÖN). Ao final, percebi que a forma historicista de ensino de literatura clássica que aprendi durante minha formação escolar e profissional é redutora, fundamentada no livro didático, onde a leitura desempenha o papel apenas de decodificação do código alfabético geralmente pautada em objetivos ilusórios de arte e fruição, que acabam reproduzindo uma visão elitista do ensino de obras literárias e não como possibilidade de questionamento e reflexão. Essa perspectiva, que me parece também internalizada profundamente nos professores e na escola, desapropria alunos e professores de seu próprio discurso, alienando-os de sua classe social e dificultando sua emancipação. É inegável a importância da literatura na construção de identidades e na liberação dos sujeitos. No entanto, para que ela possa cumprir sua função, são necessárias mudanças na formação de professores aliadas à prática reflexiva no ensino, a fim de superar as lacunas entre a teoria e a prática, permitindo que o cotidiano escolar seja um espaço de construção do conhecimento cultural e histórico, a partir da tomada de consciência política entre os professores em relação a sua prática pedagógica.


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