Narrativas de leitura literária: um estudo no cotidiano escolar
dc.contributor.advisor | Gomes, Luiz Fernando | |
dc.contributor.author | Almeida, Adriana Aparecida Borin de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:13Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:13Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho discuto o ensino de leitura e literatura no Ensino Médio numa escola pública estadual, em Porto Feliz, a partir da aplicação do kit Apoio Saber, enviado pela Secretaria do Estado de São Paulo, referente a obras clássicas como acervo pessoal do aluno. O kit foi utilizado nas aulas de literatura de dois primeiros anos, um diurno e outro noturno, no ano de 2009 e as diferenças de expectativas minhas e dos alunos com relação às atividades de leitura das obras levou-me a questionar as possíveis razões do desinteresse dos alunos e a refletir sobre minha própria prática pedagógica. O presente trabalho discute as seguintes questões: por que ensinar literatura no Ensino Médio, como ensiná-la, de qual literatura os alunos precisam, quais são os objetivos do ensino de literatura na escola, como lidar com os alunos que rejeitam as propostas de leitura literária e quais as subjetividades presentes nos discursos escolares. Trabalho essas questões procurando estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, a partir da minha formação como professora e das minhas histórias de vida. Recorro a Britto, Magda Soares, Kleiman, Lajolo, Zilberman, Theodoro, entre outros, para discutir a questão dos sentidos do texto e da leitura como participação social; Umberto Eco, Sartre, Cândido, Nunes, Britto e Vieira para tratar do ensino de literatura e sua função social; sobre a subjetividade presente no discurso utilizo Foucault e Costa; quanto à violência e ao preconceito no discurso escolar, recorro a Schilling, Chauí e Michaud; para refletir sobre a escola e o professor, Sacristán & Gomez, Gramsci e Saviani e, finalmente, para fundamentação teórica sobre a formação do professor de literatura, trago as contribuições de Ramos-Cerqueira e Lima, Celani, Gimenez, Cristóvão, Borges e Dalberio e LeahyDios. Metodologicamente, esse é um trabalho qualitativo e se inscreve como Pesquisa Narrativa, fundamentada em autores como Dewey, Clandinin e Connelly e Mello, onde ao recontar as histórias vividas pelos participantes, pode-se, por meio da linguagem metafórica, construir sentidos que ajudem a entender as questões propostas. Os instrumentos utilizados são as observações e as anotações da pesquisadora durante as atividades em classe, suas histórias de vida e também as dos alunos, numa perspectiva reflexiva (SCHÖN). Ao final, percebi que a forma historicista de ensino de literatura clássica que aprendi durante minha formação escolar e profissional é redutora, fundamentada no livro didático, onde a leitura desempenha o papel apenas de decodificação do código alfabético geralmente pautada em objetivos ilusórios de arte e fruição, que acabam reproduzindo uma visão elitista do ensino de obras literárias e não como possibilidade de questionamento e reflexão. Essa perspectiva, que me parece também internalizada profundamente nos professores e na escola, desapropria alunos e professores de seu próprio discurso, alienando-os de sua classe social e dificultando sua emancipação. É inegável a importância da literatura na construção de identidades e na liberação dos sujeitos. No entanto, para que ela possa cumprir sua função, são necessárias mudanças na formação de professores aliadas à prática reflexiva no ensino, a fim de superar as lacunas entre a teoria e a prática, permitindo que o cotidiano escolar seja um espaço de construção do conhecimento cultural e histórico, a partir da tomada de consciência política entre os professores em relação a sua prática pedagógica. | pt |
dc.description.abstract | I discuss in this dissertation the teaching of reading and literature in a public high school in Porto Feliz (state of São Paulo-Brazil) from the kit Apoio Saber provided by Secretaria do Estado de São Paulo regarding the classic literary works as a student personal book collection. The kit was used during the literature classes of two groups of students, one in the morning and the other in the evening schedule of the school in 2009. The differences between my expectancies and the ones of the students in relation to the reading activities have made me wonder about some of the possible reasons of such lack of interest of the students and have made me think about my own pedagogical practice. The current research argues the following questions: why teach during literature in high school, how to do it, which is the literature students need, what are the objectives of teaching literature at school and what are the existing subjectivities inside school discourse. I have worked with these questions trying to establish a relation between the theory and the practice from my academic background as a teacher and from the histories of my life. I have turned to Britto, Magda Soares, Kleiman, Lajolo, Zilberman, Theodoro among others to discuss the issue of the meanings of the text and of the reading as social participation. And I have turned to Umberto Eco, Sartre, Cândido, Nunes, Britto and Vieira to get into the teaching of literature and its social function. In order to discuss about the existing subjectivities inside the speech I have depended upon Foucault and Costa; in relation to the violence and prejudice into the speech, I have turned to Schilling to Chauí and to Michaud, to think over the school and the teacher Sacristán & Gomez, Gramsci, Saviani and at last, to the theoretical basis about the academic process of formation for the teacher of literature, I have asked for the contribution of RamosCerqueira and Lima, Celani, Gimenez, Cristóvão, Borges and Dalberio and LeahyDios. Methodologically speaking, this is a qualitative work and it is set as a Narrative Research which has been based on authors like Dewey, Clandinin and Connelly and Mello where it may construct senses that might help to understand the proposed questions through the metaphorical language which retells the stories that were lived by the participants. The means of getting it were the observations and the notes of the researcher during classroom activities, the stories of life from her students and from hers under a reflexive perspective (SCHÖN). At the end of the research I have realized that the historicist view of teaching classical literature, I learnt during my academic process of formation and my professional one, is a reducitive one posed by the textbook, where the reading only plays the role of decoding of the alphabetic code and it is usually based on delusive objectives of art and fruition which turned out to reproduce an elitist way of teaching literary and not as a possibility of questioning and reflection. This perspective that seems to me to be also deeply internalized in teachers and in school, disavows students and teachers from their own speech, diverting them from their social class and making their emancipation difficult. It has been undeniable the importance of literature for the construction of the identities and for the liberation of the subjects. It has been necessary changes in the academic teacher formation process in addition to a reflexive practice of teaching, to overcome the gaps between theory and practice, allowing the school routine is an area of knowledge building and cultural history, from the political awareness among teachers about their practice. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/510 | |
dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.subject | Professores - Formação | |
dc.subject | Leitura | |
dc.title | Narrativas de leitura literária: um estudo no cotidiano escolar | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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