Repositório Institucional da UNISO
 

Gênero líquido e a formação do policial brasileiro

dc.contributor.advisorNogueira, Eliete Jussara
dc.contributor.authorUeda, Fernanda dos Santos
dc.date.accessioned2023-05-09T20:58:52Z
dc.date.available2023-05-09T20:58:52Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNo mundo líquido, descrito pelo sociólogo Zygmunt Bauman, reina o caráter liquefeito da contemporaneidade, qualificada por sua fluidez, plasticidade e volatilidade. Neste contexto, os atores sociais terão de experimentar uma nova temporalidade, com redefinição de valores, fato que dificulta um delineamento minimamente inteligível para os sujeitos. Inicialmente este trabalho indaga a amplitude do conceito de gênero, num deslocamento do pensamento de Bauman, para construção da hipótese do Gênero Líquido. Dentro deste cenário, esta tese busca analisar como as questões de gênero refletem na formação do policial brasileiro e verificar se existem políticas institucionalizadas para promover o enfrentamento das discriminações em relação ao tema. Para entender o panorama das questões de gênero na formação de policiais, foi realizado um levantamento nacional e internacional em artigos científicos, o que permitiu entender teoricamente o quanto se precisa discutir o tema gênero no Brasil. Com o entendimento sobre as condições apresentadas pelos artigos, questionou-se como as escolas de formação para policiais estão incorporando as questões de gênero em suas ações pedagógicas. A hipótese é que as ações, no cotidiano escolar, consideram a questão de gênero como parte dos direitos humanos. Dessa forma, definiu-se como objetivo levantar informações sobre: a estrutura das escolas de formação; o perfil dos diretores e alunos; as disciplinas e as possíveis ações pedagógicas sobre questões de gênero. Para tanto, foram investigadas escolas de formação de policiais catalogadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Brasil. Das 70 escolas contatadas ao todo, 22 retornaram, o que configurou a mostra dessa pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que colheu dados por meio de um questionário encaminhado on-line a cada uma das escolas policiais brasileiras. Os resultados apontam que a maioria das escolas tem boa estrutura formal e os seus gestores, predominantemente homens, são profissionais com nível superior. Quanto às questões de gênero, há política específica, mas se encontra no grande tema de Direitos Humanos, e ações diferenciadas dependem da equipe responsável pelo pedagógico na escola. Diante dos resultados obtidos, foi possível pensar em proposições de princípios a serem considerados nas ações pedagógicas, tais como o desenvolvimento de situações-problema, para que, por meio do diálogo, as questões de gênero possam ser profundamente entendidas e, quando possível, serem oferecidas disciplinas específicas e individualizadas sobre gênero, com uma carga horária maior.por
dc.description.abstractIn the liquid world, described by the sociologist Zygmunt Bauman, the liquefied character of contemporaneity reigns, qualified by its fluidity, plasticity and volatility. In this scenario, social actors will have to experience a new temporality, with redefinition of values, a fact that makes a minimally intelligible design difficult for the subjects. Initially, the work investigates the breadth of the concept of gender, in a displacement of Bauman's thought, for the construction of the Liquid Gender hypothesis. Within this scenario, this thesis seeks to analyze how gender issues are reflected in the formation of the Brazilian police. The present work had the general objective of verifying if there are institutionalized policies to promote the confrontation of discrimination in relation to gender. To understand the panorama of gender issues in the training of police officers, a national and international survey of scientific articles was carried out, which allowed us to theoretically understand how much we need to discuss the theme of gender in Brazil. With an understanding of the conditions presented by the articles, it was questioned how training schools for police officers are incorporating gender issues in their pedagogical actions. The hypothesis is that actions in school life consider the gender issue as part of human rights. Thus, it was defined as an objective to gather information on: the structure of training schools; the profile of principals and students; the disciplines and possible pedagogical actions on gender issues. To this end, police training schools investigated by the National Public Security Secretariat of Brazil were investigated. In all, 70 schools contacted, of which 22 returned, which configured the sample of this research. It is an exploratory qualitative research that collected data through a questionnaire sent online to each of the Brazilian police schools. The results show that most schools have a good formal structure and their managers are professionals with higher education, predominantly men. As for gender issues, there is a specific policy, but it is in the main theme of Human Rights and differentiated actions depend on the team responsible for teaching in the school. In view of the results obtained, it was possible to think of propositions of principles to be considered in pedagogical actions, such as the development of problem situations, so that through dialogue, gender issues can be deeply understood and, when possible, offer specific disciplines and individualized about gender, offering a greater workload.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1041
dc.subjectPoliciais - Formação - Brasil
dc.subjectPrática de ensino
dc.subjectIdentidade de gênero - Aspectos sociais
dc.subjectIgualdade - Aspectos sociais
dc.titleGênero líquido e a formação do policial brasileiro
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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