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Discriminação lingüística: um caso de escola

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Data

2004

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Neste trabalho, são abordadas e analisadas algumas situações de manifestação do pre-conceito lingüístico, em ambiente escolar, com a intenção de uma reflexão e conscientização sobre língua. As questões consideradas dizem respeito às variedades lingüísticas de prestígio, imposta pela escola como a única a ser reconhecida e a fala da comunidade, vista com discri-minação e desprezo, o que transforma esse ambiente que deveria ser de convivência fraternal ou pacífica, em uma arena no choque de opiniões, adotadas sem exame e impostas somente pelo meio, pela "educação". Na divergência de ótica e de perspectiva está a origem do pre-conceito, com os males todos que ele representa e concretiza, às vezes de maneira sutil, quase imperceptível: muitas vezes exercido como tentativa de ajudar as pessoas, hipoteticamente fazendo um bem a elas. O registro desse raciocínio enfoca o preconceito lingüístico ao lado (emaranhado) do sócio-econômico, do meio social e independe, em muitos casos da vontade das pessoas. Essa idéia terrível do preconceito linguístico é mais perniciosa, pois barra ou esbarra valores humanos causando a desarmonia neste ambiente.


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