Experiências leitoras em classes de 4ª série do ensino fundamental: uma história acerca das condições do letramento
dc.contributor.advisor | Barreira, Luiz Carlos | |
dc.contributor.author | Oliveira, Suely Sanches Rodrigues de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:52:53Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:52:53Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description.abstract | Este trabalho é fruto da minha inquietação referente às práticas de leitura, enquanto profissional da educação, mais especificamente ao período em que fui diretora de escola do ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ouvi inúmeras vezes, que grande parte dos alunos não gosta de ler e, igualmente, presenciei situações em que as demandas de leitura não foram suficientes para a compreensão de textos e questões. Por outro lado, sempre tive a convicção de que a leitura deve despontar desde a Educação Infantil e a formação de leitores é uma responsabilidade da escola e um desafio que se coloca aos professores. Partindo destes pressupostos desenvolvi esta pesquisa qualitativa com duas turmas de 4ª série, sendo uma rural e outra urbana, cujos objetivos se pautaram em elaborar uma relação do material de leitura disponível em cada uma das classes observadas e no espaço físico escolar como um todo, bem como coletar dados referentes ao trabalho com leitura e em que sentido as experiências leitoras contribuem para o letramento dos alunos. As principais referências teóricas de apoio foram baseadas nos trabalhos de Geraldi (2003), Jolibert (1994), Lerner (2002), Ribeiro (org. 2003), Chartier (1998), Soares (2000). Concluo que as duas realidades observadas tiveram seus trabalhos muito próximos, tanto em oferta de material quanto em práticas, porém a classe da escola rural foi privilegiada no que se refere ao letramento, pois a professora não perdeu a chance de trabalhar a função social dos textos. Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa: “Instituição Escolar: história, políticas e práticas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, cuja área de concentração privilegia a educação escolar. | por |
dc.description.abstract | This work is a result of my unrest concerning the practice of reading, while being an educational professional, more specifically, while acting as an Elementary and High school director. I heard several times that the majority of students didn´t enjoy reading and I also observed situations in which the reading demands weren´t enough for the text and question comprehension. On the other hand, I´ve always believed that reading must unfold during Elementary School learning process and the readers´ development is a school responsability and a teachers´ challenge. Analyzing these presuppositions I developed this qualitative research with two groups of 4 th grade students - one from the city area and the other from the rural area. I listed the available reading material for each observed group in the whole school physical space. Besides, l gathered data related to the reading work developed in class in order to find out how the reading experience contributes to the students´ literacy. The main theoretical support references were based on the works of Geraldi (2003), Joliberte (1994), Lerner (2002), Ribeiro (org. 2003), Chartier (1998), Soares (2000). I could conclude that both groups presented similar work results concerning either to the material offered or to the practice, although the rural group succeeded better in literacy since the teacher hadn´t missed the opportunity of working with the social function of the texts. This essay is linked to the research line “School Institution: history, politics and practice” in the Postgraduate Program in Education from the University of Sorocaba, whose main area of studies focuses on school education. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/320 | |
dc.subject | Letramento | |
dc.subject | Leitura | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.subject | Ensino fundamental | |
dc.subject | Leitura e escrita | |
dc.title | Experiências leitoras em classes de 4ª série do ensino fundamental: uma história acerca das condições do letramento | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1