Comunicação interpessoal através da língua brasileira de sinais: a relação entre a comunidade surda e a família
dc.contributor.advisor | Silva, Paulo Celso da | |
dc.contributor.author | Santos, Alexandre Henrique Elias dos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:38Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:38Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Foi através do ato comunicativo que o homem produziu e produz conhecimento, assim sendo todo indivíduo enquanto ser social deve estabelecer formas de comunicação concernentes às suas necessidades, de modo que o ato de comunicar é inerente à condição humana. Quanto à comunicação de sujeitos surdos propriamente ditos existem vários pontos de vista conflitantes que podemos explicitar em algumas correntes: a sociedade de modo geral desconhece a Língua de Sinais, entre especialistas por outro lado o debate é secular, dividido entre aqueles que defendem o oralismo e aqueles que defendem a sinalização. É neste cenário que elaboramos a questão que norteou nosso trabalho: quem são os principais responsáveis quanto a aquisição da LIBRAS pelos utentes surdos profundos e severos. Utilizando principalmente a pesquisa bibliográfica bem como as observações colhidas pelo autor na experiência cotidiana como professor e intérprete de LIBRAS, ao longo deste trabalho, apresentamos algumas das principais teorias comunicativas utilizando autores como Martino que conceitua a comunicação, Defleur e Ball-Hokeach que traçam historicamente a evolução do processo comunicativo e Macluhan que define os meios e tipos de comunicação, entre outros situando historicamente, a fala, a escrita, as línguas de sinais Americana e Brasileira (ASL e LIBRAS), demonstramos a possibilidade comunicativa dos sujeitos surdos severos e profundos através da utilização da Língua Brasileira de Sinais–LIBRAS- como língua natural destes, capaz de expressar e comunicar ideias, impressões, sentimentos, acontecimentos. Partindo desta concepção visamos ainda demonstrar que, para tais sujeitos surdos, oriundos de famílias ouvintes (cuja ocorrência é de 90% dos casos), é imprescindível não somente o diagnóstico da surdez, bem como, a utilização da LIBRAS como modelo comunicativo para todos desse núcleo social. Apontamos através de vários teóricos, como Quadros, Karnopp e Gesser entre outros que o surdo, assim como o ouvinte, estabelece modelos comunicativos que, embora diferentes da língua oral auditiva sejam concernentes com os conhecimentos por ele construídos ao longo de sua vida. De forma que pudemos concluir que a LIBRAS assim como a Língua Portuguesa são modalidades comunicativas do utente brasileiro, cujas diferenças se 7 baseiam nas características dos falantes, diferenças estas não somente quanto ao canal comunicativo (gestual-perceptivo ou oral auditivo), bem como quanto ao aspecto linguísticos, e ainda que a família como instituição social primária para todos os indivíduos é o principal esteio para que o surdo severo ou profundo possa desenvolver plenamente suas capacidades comunicativas desde a mais tenra infância. Ressaltamos ainda que para a família ouvinte com filhos surdos é imprescindível o apoio especializado tanto em relação á compreensão desta modalidade comunicativa, LIBRAS, quanto em relação à própria surdez, bem como a compreensão da evolução histórica do sujeito surdo na sociedade, ou seja, o papel do surdo como sujeito de direito. Ao fio finalizar este trabalho conclui ainda que embora um longo caminho tenha sido trilhado pelos sujeitos surdos, cabe a sociedade de modo geral tomar conhecimento das especificidades dos cidadãos não ouvintes garantindo espaço para eles e apoio para que suas famílias possam desenvolver formas comunicativas adequadas as necessidades. | pt |
dc.description.abstract | It was through the communicative act that man has produced and produces knowledge, therefore every individual as a social being should establish forms of communication concerning their needs, so that the act of communicating is inherent to the human condition. Regarding the communication of deaf people themselves, there are many conflicting views on what we can explain some trends: society generally unaware of the Sign Language, among experts on the other hand the secular debate is divided between those who support and oralism those who defend signaling. It is in this scenario that led us to question that guided our work: who are the primary caregivers regarding the acquisition of LBS by users deaf deep and severe. Using mainly the literature and the observations collected by the author in everyday experience as a teacher and interpreter of Libras, throughout this work, we present some of the main theories using communicative authors like Martino who conceptualizes communication, and Ball-Defleur Hokeach that trace historically the evolution of the communicative process and that McLuhan defines media types and communication, among others situating historically, speech, writing, sign languages American and Brazilian (ASL and Libras), we demonstrate the possibility of communicative severe and profound deaf subjects through the use of Brazilian Sign Language-as-POUNDS of natural language, able to express and communicate ideas, impressions, feelings, events. Based on this idea we aim to show that even for such deaf people, from families listeners (whose occurrence is 90% of cases), it is imperative not only the diagnosis of deafness, as well as the use of LBS as communicative model for all such social nucleus. We pointed out by several theorists such as Tables, Karnopp and Gesser among others that the deaf, as well as the listener, communicative model establishes that, although different language oral hearing are concerned with the knowledge that he built throughout his life. So that we can conclude that the LBS and the Portuguese are communicative modalities wearer's Brazilian, whose differences are based on the characteristics of the speakers, these differences not only about the communicative channel (oral or gestural perceptual-auditory), as well as the linguistic aspect, and even the family as the primary social institution for all individuals is the mainstay for the deaf severe or profound can fully develop their communication skills from early childhood. We also 9 emphasize that for the listener with deaf children family support is essential both specialized in thier understanding of communicative modality, POUNDS, and in relation to deafness itself, as well as understanding the historical evolution of the deaf in society, ie the role of the deaf as a subject of law. By wire finish this work further concludes that although a long way has been trodden by deaf people, it is up to society in general aware of the specifics of citizens listeners not guarantee space for them and support for their families to develop appropriate forms of communication needs. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/569 | |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | |
dc.subject | Comunicação - Aspectos sociais | |
dc.subject | Comunicação interpessoal | |
dc.subject | Surdos - Meios de comunicação | |
dc.subject | Surdos - Relações com a família | |
dc.subject | Integração social | |
dc.title | Comunicação interpessoal através da língua brasileira de sinais: a relação entre a comunidade surda e a família | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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