Repositório Institucional da UNISO
 

Publicização do yoga e a estética e a ética que se delineiam no cotidiano: um estudo com praticantes de yoga

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A pesquisa tem como objetivo geral compreender a estética e a ética que se delineia no cotidiano de praticantes de yoga. Para alcançar esse objetivo buscamos elencar especificidades do yoga que permeiam o cotidiano desses praticantes com a publicização do yoga; classificar a comunicação que subjaz a esses processos; verificar como esses praticantes jogam com essas especificidades disseminadas pelas mídias na constituição da persona ou formação de “tribos” e identificar como aspectos do hibridismo cultural se manifestam entre esses praticantes. Valemo-nos de Maffesoli (2006; 2010), principalmente, para tratar de aspectos da pósmodernidade; Burke (2003) e Said (1996) para a questão da cultura - hibridismo cultural e o orientalismo; Casaqui (2011) e Sfez (2007), para tratar da publicização e da comunicação; bem como Zimmer (2000) e Eliade (2004) para tratar de aspectos referentes ao yoga. Também valemo-nos da aplicação de questionários e da técnica da observação participativa, aplicadas a quatro grupos de praticantes de yoga, da cidade de Sorocaba (SP). Entre os resultados, enfatizamos que “qualidade de vida” é a palavra de ordem nos grupos praticantes de yoga, o que, para Maffesoli, define bem o espírito do tempo. Essa pesquisa é relevante para a comunicação e a cultura por focalizar o processo de mistura, de trocas, de jogo com valores postos em cena pelas mídias e envolvendo o yoga, a partir de uma pesquisa empírica com praticantes de yoga.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item