Publicização do yoga e a estética e a ética que se delineiam no cotidiano: um estudo com praticantes de yoga
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Resumo / Abstract
A pesquisa tem como objetivo geral compreender a estética e a ética que se delineia no cotidiano de praticantes de yoga. Para alcançar esse objetivo buscamos elencar especificidades do yoga que permeiam o cotidiano desses praticantes com a publicização do yoga; classificar a comunicação que subjaz a esses processos; verificar como esses praticantes jogam com essas especificidades disseminadas pelas mídias na constituição da persona ou formação de “tribos” e identificar como aspectos do hibridismo cultural se manifestam entre esses praticantes. Valemo-nos de Maffesoli (2006; 2010), principalmente, para tratar de aspectos da pósmodernidade; Burke (2003) e Said (1996) para a questão da cultura - hibridismo cultural e o orientalismo; Casaqui (2011) e Sfez (2007), para tratar da publicização e da comunicação; bem como Zimmer (2000) e Eliade (2004) para tratar de aspectos referentes ao yoga. Também valemo-nos da aplicação de questionários e da técnica da observação participativa, aplicadas a quatro grupos de praticantes de yoga, da cidade de Sorocaba (SP). Entre os resultados, enfatizamos que “qualidade de vida” é a palavra de ordem nos grupos praticantes de yoga, o que, para Maffesoli, define bem o espírito do tempo. Essa pesquisa é relevante para a comunicação e a cultura por focalizar o processo de mistura, de trocas, de jogo com valores postos em cena pelas mídias e envolvendo o yoga, a partir de uma pesquisa empírica com praticantes de yoga.