Repositório Institucional da UNISO
 

O jornal O Estado de S. Paulo na construção do imaginário do professor de ensino básico sob o olhar da análise de discurso

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta pesquisa se faz na interface entre Comunicação e Educação. Do lado da Comunicação, vem a mídia impressa, o jornal; do lado da Educação, a temática, o professor do ensino básico. O objetivo geral é verificar como a mídia constrói a imagem do professor na sociedade contemporânea: trata-se de uma imagem que revela um profissional comprometido com a sua prática, merecedor do valor que sua missão lhe confere ou corrobora a visão maniqueísta e simplificada da complexa teia de sujeitos envolvidos no fazer docente contemporâneo, perpetuando o senso-comum acerca desse profissional? São objetivos específicos apreender os fatores e as formas com que o discurso jornalístico, via reportagens, contribui e/ou formata determinada imagem do professor reproduzida pela sociedade. O desenvolvimento da pesquisa tem como corpus a seleção de reportagens veiculadas no jornal “o Estado de S.Paulo”, no primeiro semestre de 2014, tendo como critérios de busca no acevo online do veículo, a palavra-chave professor. Ao material bruto gerado empregamos como critério de recorte as reportagens que retratavam o professor do ensino básico. Seguidamente procedemos um agrupamento das reportagens de acordo com a aderência ao tema retratado. De posse do corpus da pesquisa, empreendemos como gesto de interpretação as análises das reportagens, evidenciar os sujeitos, as sequências discursivas (SD) e os efeitos de sentidos suscitados pelas reportagens. Embasados pela Análise de Discurso (AD) e pelos elementos constitutivos da linguagem jornalística, evidenciamos os sujeitos, autores de seu discurso, ora singular, ora coletivo, bem como a posição-sujeito desses agentes norteados por ideologia especifica. Para o aporte teórico nos valemos principalmente da perspectiva da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, através dos autores Eni P. Orlandi (1988), Michel Pêcheux (1975) e Denise Maldidier (1994). Também contemplamos os aspectos gerais de comunicação, informação e linguagem jornalística que permeiam o assunto principal da pesquisa com base autores Marcondes Filho (1986), Clóvis Rossi (2000), Nelson Traquina (2005), Virgínia P. S. Fonseca e Wesley Lopes (2009), Marocco (2011) e Nilson Lage (2004). Sobre a imagem do professor na mídia nos ateremos aos estudos de Adilson Citelli (2012). Na historicidade desse sujeito temos Saviani (2009), Bittar e Ferreira Jr (2004, Marafon (2006), entre outros. Este trabalho nos possibilitou atestar o papel essencial do jornal na propagação de fatos de potencial interpretação da imagem do sujeito professor, em uma relação que se projeta – ora de forma linear, ora de forma vertical – jornal e sociedade direcionam às ações do sujeito/professor um olhar marcadamente vigilante por meio do qual se delineia, nas reportagens, a manutenção/potencialização do imaginário acerca do sujeito professor do Ensino Básico, pautado em uma visão maniqueísta e simplificada, substancialmente balizada pela constituição histórica desse imaginário. A relevância desse trabalho, se faz, de um lado, por propiciar conexões que podem contribuir para a construção de um novo olhar sobre o sujeito professor, tornado opaco pela historicidade, por outro lado, por evidenciar o binômio comunicação-educação à pertinência da linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, na medida em que apresenta reflexões analíticas e apuradas sobre o discurso de um veículo de comunicação de preponderante atuação nacional.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item