O jornal O Estado de S. Paulo na construção do imaginário do professor de ensino básico sob o olhar da análise de discurso
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Resumo / Abstract
Esta pesquisa se faz na interface entre Comunicação e Educação. Do lado da Comunicação, vem a mídia impressa, o jornal; do lado da Educação, a temática, o professor do ensino básico. O objetivo geral é verificar como a mídia constrói a imagem do professor na sociedade contemporânea: trata-se de uma imagem que revela um profissional comprometido com a sua prática, merecedor do valor que sua missão lhe confere ou corrobora a visão maniqueísta e simplificada da complexa teia de sujeitos envolvidos no fazer docente contemporâneo, perpetuando o senso-comum acerca desse profissional? São objetivos específicos apreender os fatores e as formas com que o discurso jornalístico, via reportagens, contribui e/ou formata determinada imagem do professor reproduzida pela sociedade. O desenvolvimento da pesquisa tem como corpus a seleção de reportagens veiculadas no jornal “o Estado de S.Paulo”, no primeiro semestre de 2014, tendo como critérios de busca no acevo online do veículo, a palavra-chave professor. Ao material bruto gerado empregamos como critério de recorte as reportagens que retratavam o professor do ensino básico. Seguidamente procedemos um agrupamento das reportagens de acordo com a aderência ao tema retratado. De posse do corpus da pesquisa, empreendemos como gesto de interpretação as análises das reportagens, evidenciar os sujeitos, as sequências discursivas (SD) e os efeitos de sentidos suscitados pelas reportagens. Embasados pela Análise de Discurso (AD) e pelos elementos constitutivos da linguagem jornalística, evidenciamos os sujeitos, autores de seu discurso, ora singular, ora coletivo, bem como a posição-sujeito desses agentes norteados por ideologia especifica. Para o aporte teórico nos valemos principalmente da perspectiva da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, através dos autores Eni P. Orlandi (1988), Michel Pêcheux (1975) e Denise Maldidier (1994). Também contemplamos os aspectos gerais de comunicação, informação e linguagem jornalística que permeiam o assunto principal da pesquisa com base autores Marcondes Filho (1986), Clóvis Rossi (2000), Nelson Traquina (2005), Virgínia P. S. Fonseca e Wesley Lopes (2009), Marocco (2011) e Nilson Lage (2004). Sobre a imagem do professor na mídia nos ateremos aos estudos de Adilson Citelli (2012). Na historicidade desse sujeito temos Saviani (2009), Bittar e Ferreira Jr (2004, Marafon (2006), entre outros. Este trabalho nos possibilitou atestar o papel essencial do jornal na propagação de fatos de potencial interpretação da imagem do sujeito professor, em uma relação que se projeta – ora de forma linear, ora de forma vertical – jornal e sociedade direcionam às ações do sujeito/professor um olhar marcadamente vigilante por meio do qual se delineia, nas reportagens, a manutenção/potencialização do imaginário acerca do sujeito professor do Ensino Básico, pautado em uma visão maniqueísta e simplificada, substancialmente balizada pela constituição histórica desse imaginário. A relevância desse trabalho, se faz, de um lado, por propiciar conexões que podem contribuir para a construção de um novo olhar sobre o sujeito professor, tornado opaco pela historicidade, por outro lado, por evidenciar o binômio comunicação-educação à pertinência da linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, na medida em que apresenta reflexões analíticas e apuradas sobre o discurso de um veículo de comunicação de preponderante atuação nacional.