Dificuldades de ensino e aprendizagem em matemática na educação superior
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Resumo / Abstract
A pesquisa tem como tema as dificuldades de ensino e de aprendizagem em matemática no ensino superior e é norteada pela seguinte questão: como docentes e discentes, no ensino superior, justificam as suas dificuldades de ensino e de aprendizagem de matemática, respectivamente, e como procuram superá-las em relação às causas apresentadas? Assim sendo, o objetivo geral da pesquisa é contribuir para a compreensão de possíveis causas de dificuldades de docentes e discentes, de ensino e de aprendizagem de disciplinas, respectivamente, que envolvem conhecimentos matemáticos no ensino superior. Os objetivos específicos são os seguintes: identificar os motivos prováveis de dificuldades de aprendizagem em matemática, por parte do discente; identificar os motivos prováveis de dificuldades de ensino de matemática, por parte do docente; explicitar aspectos de metodologias de ensino de matemática e explicar as concepções – principalmente vinculadas ao conhecimento matemático – que podem subsidiar as práticas em realização. As reflexões envolvem dados coletados com alunos e professores de universidades públicas, privadas e comunitárias da região de Sorocaba, que foram analisados, sob a perspectiva de ideias de Polya, D’Ambrósio e Machado, principalmente. Dentre os resultados, constatamos que predominam práticas voltados ao ensino tradicional – exposição de assuntos, exemplos, resolução de exercícios – e a concepção de que a matemática é vista como um conhecimento em que a linearização dos assuntos prevalece. A importância desta pesquisa está no fato de que as transformações de concepções relativas à matemática, que implicam na possibilidade de geração de novas metodologias de ensino, alcançam a revisão da formação de docentes.