O processo de formação profissional no curso de enfermagem: uma visão emancipadora
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Esta pesquisa cujo tema é o “processo de formação profissional no curso de enfermagem: uma visão emancipadora”, busca investigar como ocorre o processo de formação profissional no curso de enfermagem e como este procedimento formativo de enfermagem, em sua forma de ensino promove a emancipação deste profissional. vincula-se a linha de pesquisa história e historiografia da educação e ao grupo de estudo instituição escolar: história, trabalho, e políticas de educação profissional. O objetivo geral da pesquisa foi descrever o processo de formação profissional do curso de enfermagem, e a contribuição desta para promover a emancipação no trabalho destes profissionais de enfermagem. Os objetivos específicos, foram: a) demonstrar historicamente por meio das DCN do curso de enfermagem o processo e percurso de formação deste profissional; b) identificar o que se espera desse profissional, por meio da DCN do curso, para o estabelecimento do processo emancipatório deste profissional; c) analisar o papel deste profissional no contexto da educação em saúde. As perguntas que nortearam esta pesquisa, foram: Como ocorre a formação escolar de enfermagem, e de que maneira essa formação contribui para a emancipação no seu trabalho? A hipótese sugere que a formação em enfermagem, objetiva formar profissionais com inúmeros conhecimentos, como: atenção à saúde, administração, gerenciamento, tomada de decisões, além destes, pontua-se uma formação generalista, critica, reflexiva e humanística. Nestes é importante um aprendizado com princípios emancipatórios, ou seja, uma formação emancipadora promove conhecimentos necessários para o exercício por competências e habilidades mais humanizadas. O procedimento metodológico foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e outras fontes como documentos, com uma abordagem de cunho teórico analítico. Os resultados permitem afirmar que as DCNENF foram instituídas para melhorar o ensino e garantir melhor qualidade a saúde da população. Sendo que a pesquisa se inicia por uma breve história, desenvolvimento e reconhecimento desta área como uma profissão, período nomeado como fase moderna. Esta fase busca garantir uma assistência e um cuidado mais especializado, e para que realmente este cuidado fosse estabelecido houve a criação da primeira escola no Brasil, conhecida como “Escola profissional de enfermeiros e enfermeiras”. Posteriormente, novas escolas foram surgindo, havendo a necessidade de estabelecer um caminho na formação destes profissionais, ou seja, neste momento a determinação do planejamento curricular, do sistema de ensino e o estabelecimento do currículo mínimo foram determinadas pela DCN ENF- Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem, as quais foram estabelecidas com base nos princípios do SUS. Serão abordadas as temáticas da emancipação no trabalho, e a educação em saúde, ambas importantes de serem trabalhadas no processo de formação deste profissional.