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Mídias digitais e cultura caipira: um estudo nas festas de São Luiz do Paraitinga

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Resumo / Abstract

Esta pesquisa tem como tema a relação entre cultura popular e as mídias digitais, guiada pelo questionamento: de que forma a cultura caipira apropria-se das mídias digitais? Como objeto de estudo, focou-se na relação entre as mídias digitais, principalmente os smartphones, e as festas realizadas na cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo. Trata-se de uma cidade festiva e reconhecida como um reduto caipira. Assim, o objetivo principal deste estudo é identificar e compreender os sentidos presentes no uso das mídias digitais pelos caipiras presentes nas festas populares. Para isso, os objetivos específicos consistem em: evidenciar o caráter dinâmico da Cultura Caipira; identificar quais manifestações da Cultura Caipira podem ser encontradas em São Luiz do Paraitinga; identificar situações em que as mídias digitais se relacionam com a cultura caipira durante as festas populares de São Luiz do Paraitinga e de que forma elas produzem novos sentidos comunicacionais. O referencial teórico foi composto por: Néstor García Canclini e o conceito de Hibridação Cultural; Luiz Beltrão e a teoria da Folkcomunicação; Antônio Candido e seu estudo nas comunidades caipiras e Roberto DaMatta e seus conceitos em torno dos rituais. Após a realização de uma revisão bibliográfica, foi realizada uma pesquisa etnográfica contemplando oito festas e duas apresentações artísticas entre os meses de maio, junho, julho e agosto de 2022. Foram identificadas uma série de situações e exemplos em que as mídias digitais estiveram presentes durante as festas caipiras. Concluiu-se que há um atravessamento das mídias digitais sobre as festas. Isto incide na necessidade dos envolvidos com as festas realizarem uma série de adaptações em suas práticas sociais. Para isso, práticas distintas são recombinadas e é nesta etapa que ocorrem as apropriações. A recombinação e as apropriações geram novas práticas e estruturas que coexistem com as antigas. Por fim, esta operação tem como consequência a ampliação, tanto dos meios digitais, quanto das festas.


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