O processo de criação na publicidade: perspectivas de criativos em foco
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Resumo / Abstract
A presente pesquisa tem como tema o processo de criação em publicidade e é guiada pela hipótese de que este processo compartilha especificidades com o processo de criação da ciência e da arte. Com o objetivo geral de compreender o processo de criação em publicidade e os específicos de explicitar aproximações entre ciência e arte, com foco no processo de criação; mostrar como crenças sobre a velhice e o envelhecimento se apresentam na produção publicitária; tratar a publicidade como um sistema de signos, na perspectiva da semiótica peirceana, e destacar facetas do processo de criação em publicidade, aplicam-se estratégias advindas da semiótica peirceana para análise de peças publicitárias que envolvem representações de idosos, de uma amostra de interesse composta por cinco peças publicitárias recentes. Tais análises são permeadas por ideias de profissionais envolvidos no processo de criação dessas peças, coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas. As reflexões sobre o processo de criação, na ciência e na arte, fundamentam-se em ideias de cientistas e artistas, como consta em literatura específica sobre processo de criação – Moles, Valéry, Morin e Ostrower, entre outros –; em seguida, em ideias de criativos, coletadas nas entrevistas, sendo que os vínculos do processo de criação com a cognição são efetivados com ideias peirceanas sobre os tipos de raciocínio. Entre os resultados, destacamos que os processos de criação na ciência e na arte, bem como na publicidade, em geral, envolvem a busca e a elaboração de procedimentos e técnicas que dependem de materiais existentes; os momentos de criação são conscientes e concentram comparações, conjeturas, hipóteses, ou seja, envolvem o raciocínio abdutivo; dependem do meio cultural dos artistas, cientistas e criativos, e não são processos levados adiante individualmente, pois ambos requerem comunidades tanto para a criação como para a validação dos resultados obtidos. Trata-se de uma pesquisa pertinente à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos e relevante pedagogicamente, pois traz contribuições para a compreensão do processo de criação e da criatividade como uma faceta da cognição e, socialmente, pois dá subsídios para os criativos redimensionarem a sua prática relativa ao processo de criação em publicidade, atrelando o original à possibilidade de transformações de crenças e hábitos cristalizados no meio social.