Publicidade social sobre a violência doméstica contra a mulher: a denúncia em foco
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Resumo / Abstract
A publicidade social envolvendo a violência doméstica contra a mulher é o tema da pesquisa, que é guiada pela questão: como a publicidade social sobre a violência doméstica contra a mulher pode suscitar a piedade de modo extensivo a ponto de ser efetiva em relação à denúncia? Para demonstrar ou não a hipótese de que a publicidade social sobre a violência doméstica não contribui para incitar a denúncia, objetiva se, de modo amplo, compreender como a publicidade social pode incitar a denúncia e, de modo específico, explicitar estratégias para análise de publicidade social e averiguar o potencial de peças publicitárias selecionadas para provocar a denúncia. A metodologia envolve a seleção de uma amostra de interesse com peças de publicidade social sobre a violência doméstica contra a mulher, postas em circulação por órgãos governamentais, de 2019 a 2023, e a análise das mesmas aplicando-se estratégias advindas das ideias de Boltanski, que tratam da política da piedade e do sofrimento a distância, que são as seguintes: a) apresentar dados gerais e objetivos sobre as desafortunadas, no caso, as mulheres vítimas de violência doméstica; b) abranger a pluralidade de situações das desafortunadas, que devem ser reunidas tanto por sua singularidade quanto pelo que há de comum entre elas; c) apresentar imagem de corpos em sofrimento; d) não envolver figuras comunitárias e sim figuras singularizadas, sem cair em subqualificações; e) tornar claro o sofrimento ou os riscos que o denunciante pode enfrentar; f) suscitar emoções e g) não colocar o foco em pessoas como responsáveis pela constituição de uma comunidade de apoiadores. Aspectos da violência, abordados na perspectiva de Chauí; da mulher na sociedade brasileira, com Saffioti, bem como autores que tratam da publicidade social compõem a fundamentação teórica. Dentre os resultados, destacamos que três, entre as sete peças publicitárias da amostra atendem a quatro ou mais das sete estratégias mencionadas, o que permite inferir que menos da metade da amostra têm potencial para suscitar a piedade ou contribuir para que haja denúncia. A pesquisa, vinculada à linha de Pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos e ao Grupo de Pesquisa Imagem Midiática, tem relevância comunicacional e social, pois seus resultados se constituem como subsídios para a produção de publicidade social e podem gerar diretrizes para o redimensionamento de políticas públicas envolvendo a violência doméstica contra a mulher.