Na busca de sentido e de significados para ensino baseado em competências: um estudo de caso no ensino profissionalizante
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar a atual ascensão da noção de competência e a sua influência nas reformas curriculares da Educação Profissionalizante. Busca-se compreender como estão sendo estruturados e formulados os currículos organizados em função da noção de competência e como estes estão sendo assimilados no discurso docente e concretizados no cotidiano da escola. Para atingir estes objetivos, foi realizado um Estudo de Caso, na Unidade do Senac em Itapetininga, que havia formulado e implantado em suas unidades o Currículo por Competências. Em função da complexidade dos processos inerentes à implantação de qualquer proposta curricular, o currículo em questão é analisado em duas dimensões: na oficial, através da análise do texto da proposta; e na dimensão materializada da mesma “in locus”. A investigação do cotidiano da unidade tomou como referências a fala dos docentes e os significados construídos por eles frente à implantação deste currículo. Os dados levantados indicaram que o conceito de competência é tomado como principal fator de organização curricular, assumindo papel de destaque frente aos conteúdos a serem ensinados. No entanto, por ser uma noção plástica e polissêmica, não é compreendida pelos docentes, que acabam por relacioná-lo aos mais diversos conceitos. Nesse sentido, tanto o texto oficial da proposta, quanto o discurso dos docentes, hibridizam o discurso das competências com elementos de outras matrizes teóricas, explicitando uma dúvida conceitual. A análise do cotidiano da escola demonstra como pode ser dinâmico, complexo e permeado por ambigüidades o processo de mudança curricular. No caso da unidade investigada, observou-se que os docentes adotavam algumas ações prescritas pelo Currículo por Competências, rejeitavam outras e, principalmente, continuavam valorizando e priorizando iniciativas criadas e pensadas no próprio cotidiano escolar.