Problemáticas no alcance de um perfil gerencial para o profissional enfermeiro advindo da formação profissional na universidade
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Resumo / Abstract
A formação curricular das grades dos cursos de Enfermagem no Brasil, enfrentam uma grande lacuna entre a prática profissional e a teoria aplicada dentro da sala de aula, cenário este onde os discentes deixam a universidade com boa formação técnica e operacional, entretanto, com um antagonismo evidente entre a a assistência e o desenvolvimento de hard-skills e soft-skills, no exercício profissional que compete ao enfermeiro. O presente estudo tem como objetivo analisar as características definidoras da formação curricular de enfermeiros no brasil e as dificuldades encontradas por docentes e discentes no decorrer da graduação. Trata-se de uma revisão de escopo, onde os artigos foram selecionados nas bases de dados: MEDLINE, BDENF, SciELO e LILACS. Utilizando a ferramenta PICO, construímos a pergunta norteadora “Quais fatores propiciam a dificuldade do gerenciamento na atual formação dos enfermeiros no Brasil?”. Como critério de inclusão utilizamos: estudos nos idiomas inglês, espanhol e português, publicados entre janeiro de 2019 à março de 2023; e como critério de exclusão, não foram elegíveis estudos anteriores a janeiro de 2019, estudos que não são condizentes com o tema e/ou não estão disponíveis em sua integralidade nas bases de dados supracitadas. Como resultado foi possível perceber que o corpo docente e as instituições de ensino superior que fornecem a graduação de Enfermagem seguem os cronogramas estabelecidos pelo MEC, entretanto, não abordam a liderança em enfermagem e o desenvolvimento dessas habilidades de modo individualizado e também de modo coletivo nos alunos, resultando em uma formação deficitária e consequentemente um forte impacto na qualidade da assistência e do domínio que este enfermeiro não terá dentro do tema de gerenciamento de conflitos perante sua equipe de enfermagem. Consideramos ao final deste estudo, a necessidade de abordar a liderança transformacional nos meios acadêmicos e consequentemente aumentar a qualidade formativa dos enfermeiros no Brasil através do desenvolvimento da liderança e do espírito resolutivo no meio profissional deste indivíduo.