Repositório Institucional da UNISO
 

O estágio na formação do professor: relatos de supervisores de estágio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este estudo investigou sobre o estágio supervisionado obrigatório no curso de Pedagogia para formação de professores. Foi uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de analisar relatos de professores que supervisionam estágio em uma universidade federal e preparam professores para atuação na Educação Básica, nas iniciais do Ensino Fundamental; Bducação Especial e de Educação de Jovens e Adultos. Envolveu entrevistas de professores/ supervisores de estágio, colocados diante de identificação pessoal e do resgate de lembranças sobre o estágio durante sua formação docente. Questões sobre teoria e prática estão relacionadas à formação docente e são alvos de inquietações, pois influenciam na educação como um todo. O estágio está em processo de transformação, independendo da época ou do curso, procuram modificar suas práticas, mesmo diante de suas limitações, demandas diferentes e exigentes. Fortalecem o seu papel de professor / supervisor, por terem passado por situações semelhantes às de seus alunos, transformam suas vivências e procuram direcionar com criatividade as atividades consideradas importantes para a aprendizagem profissional, estabelecendo critérios, estudos e regras para os seus estagiários. A qualidade do estágio é determinada pelo desempenho mútuo do estagiário com as fundamentações teóricas reflexivas, possibilitadas através de pesquisas indicadas pelo professor / supervisor e oportunidades práticas obtidas diretamente no campo de estágio. As análises apresentaram aspectos que se mantém, embora a estrutura e as horas de estágio obrigatório aumentaram, com a legislação, isso não garantiu mudancas significativas ou aumento da qualidade dos estágios, ainda pode ser observada a manutenção de algumas queixas como: ausência de acordos oficiais entre escolas campos e universidades, ausência do professor/ supervisor nos locais, durante o estágio; falta de receptividade das escolas e dos estagiários, de integração professor, aluno, escola e momentos para reflexão-crítica da realidade, convergência de saberes e da prática docente ideal. O estágio é fundamental e decisivo para a formação do profissional.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item