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O estágio na formação do professor: relatos de supervisores de estágio

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Data

2004

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Este estudo investigou sobre o estágio supervisionado obrigatório no curso de Pedagogia para formação de professores. Foi uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de analisar relatos de professores que supervisionam estágio em uma universidade federal e preparam professores para atuação na Educação Básica, nas iniciais do Ensino Fundamental; Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos. Envolveu entrevistas de professores/ supervisores de estágio, colocados diante de identificação pessoal e do resgate de lembranças sobre o estágio durante sua formação docente. Questões sobre teoria e prática estão relacionadas à formação docente e são alvos de inquietações, pois influenciam na educação como um todo. O estágio está em processo de transformação, independendo da época ou do curso, procuram modificar suas práticas, mesmo diante de suas limitações, demandas diferentes e exigentes. Fortalecem o seu papel de professor / supervisor, por terem passado por situações semelhantes às de seus alunos, transformam suas vivências e procuram direcionar com criatividade as atividades consideradas importantes para a aprendizagem profissional, estabelecendo critérios, estudos e regras para os seus estagiários. A qualidade do estágio é determinada pelo desempenho mútuo do estagiário com as fundamentações teóricas reflexivas, possibilitadas através de pesquisas indicadas pelo professor / supervisor e oportunidades práticas obtidas diretamente no campo de estágio. As análises apresentaram aspectos que se mantém, embora a estrutura e as horas de estágio obrigatório aumentaram, com a legislação, isso não garantiu mudanças significativas ou aumento da qualidade dos estágios, ainda pode ser observada a manutenção de algumas queixas como: ausência de acordos oficiais entre escolas campos e universidades, ausência do professor/supervisor nos locais, durante o estágio; falta de receptividade das escolas e dos estagiários, de integração professor, aluno, escola e momentos para reflexão-crítica da realidade, convergência de saberes e da prática docente ideal. O estágio é fundamental e decisivo para a formação do profissional.


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