A adesão de professores de educação física às políticas públicas de esporte educacional e escolar na rede municipal de ensino de Sorocaba/SP
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Resumo / Abstract
No Brasil, há duas concepções relacionadas ao esporte no âmbito da educação: o esporte escolar (ou esporte na escola) e o esporte educacional. A primeira, se relaciona à contribuição da escola para o preparo de estudantes habilidosos e formação de futuros atletas, enfatizando as competições esportivas escolares e regionais. Já a segunda, se refere à formação cidadã balizada nos princípios da inclusão, participação, cooperação, coeducação e corresponsabilidade. Nesse contexto, esta pesquisa, vinculada à linha Políticas, Gestão e História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, busca a compreensão sobre as políticas públicas de esporte educacional e escolar oferecidos pela Secretaria da Educação (SEDU) do Município de Sorocaba/SP aos Professores de Educação Física, da rede municipal de ensino, no período compreendido entre 2008 e 2023. Nesse período, a SEDU ofereceu projetos esportivos no contraturno escolar, em conformidade com a política pública estabelecida, mas observou-se variação significativa na adesão de professores aos projetos propostos. Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar quais são os fatores que influenciam na adesão de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba/SP nas políticas públicas de esporte educacional e esporte escolar oferecidos pela Secretaria da Educação. No que tange à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de análise documental das principais políticas públicas de esportes voltadas para o contexto escolar. Já quanto aos métodos, o estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de campo, utilizando questionário on-line como instrumento de coleta de dados. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de pesquisa, para a análise das respostas. O resultado do estudo demonstrou que, embora os professores de educação física reconheçam a importância das políticas públicas de esporte na escola, a implementação dessas políticas enfrenta diversos desafios. A escolha de modalidades esportivas, a participação em eventos e o aprimoramento em modalidades específicas são frequentemente mencionados como aspectos positivos. No entanto, a efetividade dessas políticas é comprometida por uma série de fatores, como a falta de recursos financeiros, a carência de formação continuada e a ausência de incentivos para a inclusão dos projetos na jornada de trabalho. Além disso, a burocracia excessiva, a falta de autonomia dos professores e a descontinuidade dos projetos devido a mudanças de governo são obstáculos que impactam significativamente a decisão do professor em aderir ou não a projetos educacionais esportivos oferecidos pela Secretaria da Educação.